A NOVA LEI NA PRÁTICA

PRESENCIAL E ONLINE

2, 3 e 4

de outubro de 2024

Entenda como preparar a empresa para licitação com todos os cuidados

pessoas conferindo documentação sobre Preparar a empresa para licitação.

Dúvida muito comum por parte das empresas que desejam entrar no mercado das licitações é: como começar? Como preparar empresa para licitação? 

Vejo muitas empresas perderem excelentes oportunidades por não entenderem como funciona o processo licitatório ou se aventurarem sem conhecer o passo a passo das licitações públicas. 

Não é uma das tarefas mais fáceis, mas fica aqui comigo que vou te passar dicas de ouro de como você irá cumprir essa tarefa com sucesso e ter êxito em seus negócios. 

Conheça o processo de licitação como um todo


A Nova Lei de Licitações trouxe mudanças significativas no procedimento licitatório. Assim, para participar dos processos de licitação e se preparar de forma adequada é de suma importância que a empresa conheça as modalidades que irá concorrer.

Afinal, cada modalidade de licitação seguirá seu trâmite próprio, sendo definida de acordo com o objeto da contratação. 

Conforme art. 28 da Lei nº 14.133/2021, cinco são as modalidades, quais sejam: 

  • Concorrência: utilizada para a contratação de bens e serviços especiais (bens e serviços que não são comuns), obras e serviços comuns de engenharia e obras e serviços especiais de engenharia.
  • Concurso: utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico.
  • Leilão: utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor.
  • Pregão: obrigatório no caso de bens e serviços comuns.
  • Diálogo competitivo: nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras ou tecnológicas no caso de compras, serviços e obras. 

Importante destacar que tanto o pregão como a concorrência seguirão o rito procedimental comum, e são as modalidades mais usuais realizadas pela Administração.

Acrescente-se também, como já falei em texto anterior, a importância da dispensa eletrônica, forma de contratação direta, que está sendo muito usada para os órgãos que já implementaram o novel diploma legal. 

Agora que você conhece cada uma das modalidades, segue 5 dicas de ouro que você precisa saber antes de participar dos certames licitatórios. 

Busque uma licitação e leia o edital

Mulher lendo um edital após entender Preparar a empresa para licitação.

Ponto de suma importância para que você vença e consequente obtenha lucro com as licitações é imperioso que conheça bem o edital e seus anexos.

Dessa forma, ao pegar um edital é imprescindível a atenção no preâmbulo, pois é ali que estarão as normas que irão ditar o certame.

Assim, atenção também principalmente as cláusulas referentes a proposta, as cláusulas de habilitação, entrega do produto/serviço/obra, condições de pagamento e as que dizem respeito as sanções administrativas e eventual garantia. 

Lembrando que quaisquer dúvidas deverão ser dirimidas através do pedido de esclarecimento. Mas identificando alguma ilegalidade/irregularidade, o licitante tem o direito de se utilizar da impugnação, sob pena de preclusão. 

Entenda qual a capacidade da sua empresa


Outra dica de ouro é a avaliação da capacidade da sua empresa atender ao que está sendo solicitado pelo órgão. É importante que a empresa verifique se o seu fluxo de caixa suporta a espera pelo pagamento dos governos.
Afinal, ela tende a ser prolongada.

Do mesmo modo, confira também se a empresa tem estoque e condições suficientes para atender a todos os requisitos do edital. 

Nada de lançar propostas com baixa margem de lucro se depois não conseguirá cumprir com o solicitado no edital. Pois poderá acarretar em eventual punição e deixar com que você perca boas oportunidades posteriormente. 

Confira se os documentos estão em dia


Erro muito comum por parte dos licitantes é não atualizar sua documentação. É uma parte bastante burocrática em que a Administração Pública exige uma série de documentos e certificações que visam comprovar a regularidade jurídica, fiscal, econômico-financeira e técnica de uma empresa.

Os cadastros são realizados através de registros cadastrais nos órgãos, sendo o mais conhecido o SICAF, cadastro único federal. Contudo, demais entes federativos poderão possuir o seu. 

E depois de cadastrados tais documentos os mesmos deverão ser constantemente atualizados, sob pena de inabilitação do certame. 

Mantenha sua equipe preparada para lidar com a licitação 

equipe feliz após descobrir Preparar a empresa para licitação.
Por fim, outra dica de ouro é que a empresa treine e capacite sua equipe para que a mesma esteja apta a se utilizar dos sistemas nas plataformas de licitação e entenda como funciona o fluxo do processo licitatório. 

É de suma importância também que a empresa disponha de uma assessoria técnica e jurídica especializada para executar as tarefas necessárias para vencer a licitação.

Assim, é imprescindível que a empresa que deseja participar e tenha êxito contrate uma empresa de consultoria em licitações, que cuidará de toda a parte burocrática e detalhes técnicos do início ao fim do processo de licitação. 

Use a tecnologia para preparar a empresa para participar de licitação


Preparar a empresa para participar de licitação não é uma tarefa fácil. É necessário estar atento a diversos detalhes, acompanhando o lançamento de novos editais e atualizando a situação das licitações já em andamento para não perder prazos.

Fique por dentro das licitações com o ConLicitação


Agora que você entendeu como deve preparar a sua empresa, você precisa conhecer as
soluções em licitação que o ConLicitação pode te oferecer.

Afinal, no ConLicitação, você acessa os avisos de licitações, editais e acompanhamentos de todo o país e gerencia suas licitações favoritas.

Inclusive, utiliza ferramentas que otimizam seu tempo, impulsionam seu desempenho nas vendas governamentais e conta com um corpo jurídico especializado em licitações que te dá segurança no processo licitatório.

Além disso, oferecemos consultoria especializada à sua empresa com 3 opções de planos e assinaturas semestrais, anuais ou bienais.

E se você gostou deste artigo e deseja conferir mais sobre licitações e tudo que as envolvem, continue com a gente no Blog do ConLicitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *