Dúvida muito comum por parte das empresas que desejam entrar no mercado das licitações é: como começar? Como preparar empresa para licitação?
Vejo muitas empresas perderem excelentes oportunidades por não entenderem como funciona o processo licitatório ou se aventurarem sem conhecer o passo a passo das licitações públicas.
Não é uma das tarefas mais fáceis, mas fica aqui comigo que vou te passar dicas de ouro de como você irá cumprir essa tarefa com sucesso e ter êxito em seus negócios.
Conheça o processo de licitação como um todo
A Nova Lei de Licitações trouxe mudanças significativas no procedimento licitatório. Assim, para participar dos processos de licitação e se preparar de forma adequada é de suma importância que a empresa conheça as modalidades que irá concorrer.
Afinal, cada modalidade de licitação seguirá seu trâmite próprio, sendo definida de acordo com o objeto da contratação.
Conforme art. 28 da Lei nº 14.133/2021, cinco são as modalidades, quais sejam:
- Concorrência: utilizada para a contratação de bens e serviços especiais (bens e serviços que não são comuns), obras e serviços comuns de engenharia e obras e serviços especiais de engenharia.
- Concurso: utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico.
- Leilão: utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor.
- Pregão: obrigatório no caso de bens e serviços comuns.
- Diálogo competitivo: nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras ou tecnológicas no caso de compras, serviços e obras.
Importante destacar que tanto o pregão como a concorrência seguirão o rito procedimental comum, e são as modalidades mais usuais realizadas pela Administração.
Acrescente-se também, como já falei em texto anterior, a importância da dispensa eletrônica, forma de contratação direta, que está sendo muito usada para os órgãos que já implementaram o novel diploma legal.
Agora que você conhece cada uma das modalidades, segue 5 dicas de ouro que você precisa saber antes de participar dos certames licitatórios.
Busque uma licitação e leia o edital
Ponto de suma importância para que você vença e consequente obtenha lucro com as licitações é imperioso que conheça bem o edital e seus anexos.
Dessa forma, ao pegar um edital é imprescindível a atenção no preâmbulo, pois é ali que estarão as normas que irão ditar o certame.
Assim, atenção também principalmente as cláusulas referentes a proposta, as cláusulas de habilitação, entrega do produto/serviço/obra, condições de pagamento e as que dizem respeito as sanções administrativas e eventual garantia.
Lembrando que quaisquer dúvidas deverão ser dirimidas através do pedido de esclarecimento. Mas identificando alguma ilegalidade/irregularidade, o licitante tem o direito de se utilizar da impugnação, sob pena de preclusão.
Entenda qual a capacidade da sua empresa
Outra dica de ouro é a avaliação da capacidade da sua empresa atender ao que está sendo solicitado pelo órgão. É importante que a empresa verifique se o seu fluxo de caixa suporta a espera pelo pagamento dos governos. Afinal, ela tende a ser prolongada.
Do mesmo modo, confira também se a empresa tem estoque e condições suficientes para atender a todos os requisitos do edital.
Nada de lançar propostas com baixa margem de lucro se depois não conseguirá cumprir com o solicitado no edital. Pois poderá acarretar em eventual punição e deixar com que você perca boas oportunidades posteriormente.
Confira se os documentos estão em dia
Erro muito comum por parte dos licitantes é não atualizar sua documentação. É uma parte bastante burocrática em que a Administração Pública exige uma série de documentos e certificações que visam comprovar a regularidade jurídica, fiscal, econômico-financeira e técnica de uma empresa.
Os cadastros são realizados através de registros cadastrais nos órgãos, sendo o mais conhecido o SICAF, cadastro único federal. Contudo, demais entes federativos poderão possuir o seu.
E depois de cadastrados tais documentos os mesmos deverão ser constantemente atualizados, sob pena de inabilitação do certame.
Mantenha sua equipe preparada para lidar com a licitação
Por fim, outra dica de ouro é que a empresa treine e capacite sua equipe para que a mesma esteja apta a se utilizar dos sistemas nas plataformas de licitação e entenda como funciona o fluxo do processo licitatório.
É de suma importância também que a empresa disponha de uma assessoria técnica e jurídica especializada para executar as tarefas necessárias para vencer a licitação.
Assim, é imprescindível que a empresa que deseja participar e tenha êxito contrate uma empresa de consultoria em licitações, que cuidará de toda a parte burocrática e detalhes técnicos do início ao fim do processo de licitação.
Use a tecnologia para preparar a empresa para participar de licitação
Preparar a empresa para participar de licitação não é uma tarefa fácil. É necessário estar atento a diversos detalhes, acompanhando o lançamento de novos editais e atualizando a situação das licitações já em andamento para não perder prazos.
Fique por dentro das licitações com o ConLicitação
Agora que você entendeu como deve preparar a sua empresa, você precisa conhecer as soluções em licitação que o ConLicitação pode te oferecer.
Afinal, no ConLicitação, você acessa os avisos de licitações, editais e acompanhamentos de todo o país e gerencia suas licitações favoritas.
Inclusive, utiliza ferramentas que otimizam seu tempo, impulsionam seu desempenho nas vendas governamentais e conta com um corpo jurídico especializado em licitações que te dá segurança no processo licitatório.
Além disso, oferecemos consultoria especializada à sua empresa com 3 opções de planos e assinaturas semestrais, anuais ou bienais.
E se você gostou deste artigo e deseja conferir mais sobre licitações e tudo que as envolvem, continue com a gente no Blog do ConLicitação.