Perguntas frequentes

Encontre a resposta para a sua dúvida.

1- O que é Licitação?

É o meio pelo qual o Poder Público seleciona seus fornecedores e prestadores de serviços, através de um processo competitivo com regras que possibilitem igualdade entre os participantes.

2- Uma MEI, Micro ou Pequena Empresa pode participar de licitações?

Licitação é para todos! Independente de ser micro, pequena, média ou grande empresa. Atendendo às exigências do edital (manual de como participar da licitação) e ofertando a melhor proposta você terá o Governo como seu cliente.

3- Quais as documentações que preciso para participar de licitação?

Os documentos devem sempre ser relacionados nos  editais das licitações (que são verdadeiros manuais sobre como participar da disputa) mas os documentos que podem ser exigidos estão previstos em Lei, existe um limite que é imposto por lei. Caso queira se aprofundar no assunto e entender quais documentos podem ser exigidos sugerimos a leitura do post publicado no nosso blog: https://portal.conlicitacao.com.br/duvidas/checklist-de-documentos-para-habilitacao-em-licitacao/

4- Como o ConLicitação poderá auxiliar minha empresa a ter sucesso nas licitações?

O ConLicitação é a empresa líder neste mercado,  atualmente temos orgulho em dizer que ajudamos mais de 20 mil empresas a terem sucesso nas vendas ao Governo, empresas iniciantes e experientes neste mercado .

 

O auxílio ocorre em todas as etapas! Iniciando com a coleta de todas oportunidades de negócios e cuidadosa separação das licitações de interesse de cada cliente.

 

Acompanhamos todas as modificações e posteriores publicações, para que não perca nenhum detalhe da oportunidade de interesse. 

 

Disponibilizamos informações estratégicas do mercado e dos concorrentes para que você tenha visão de longo alcance, esteja sempre à frente.

 

Disponibilizamos ferramentas que ajudarão no processo de gestão das licitações de interesse, tais como coleta automática de documentos com controle de pendências e validade, monitoramento do chat dos pregões eletrônicos, gerenciamento completo do time dedicado às vendas governamentais.

 

Assessorias Técnica e Jurídica, disponíveis integralmente sem limites de consulta para que tenham sempre a orientação correta de qual decisão ou caminho deve tomar. 

 

Sem falar dos treinamentos, ótima fonte para iniciar ou aperfeiçoar suas habilidades neste mercado.

5- As licitações são coletadas de todos os estados?

Coletamos licitações de todo o país. Ninguém divulga mais do que nós. Monitoramos mais de 6.000 fontes oficiais (entre sites governamentais, Diários Oficiais, Jornais de Grande Circulação). Somos a maior e mais completa plataforma, aqui você terá acesso a todas as oportunidades de interesse e todo apoio que precisa no mercado de vendas ao governo.

6- Quais os portais coletados?

Monitoramos mais de 6.000 fontes oficiais (entre sites governamentais, Diários Oficiais, Jornais de Grande circulação) somos a maior e mais completa plataforma para que você tenha acesso a todas as oportunidades de interesse.

7- Como é feita a coleta dos editais?

Os Editais são coletados através de soluções tecnológicas avançadas e por um time de profissionais especializados, já que nem sempre a tecnologia é capaz de atingir 100% dos editais divulgados.

8- Coletam licitações privadas?

Como as licitações privadas não seguem os mesmos critérios das licitações públicas e não possuem obrigatoriedade de serem publicadas em fontes oficiais, não conseguimos acesso a todas, mas todas aquelas divulgadas nas fontes oficiais são coletadas pelo ConLicitação,  separamos e disponibilizamos aos nossos clientes 😉

9- Quais as formas de pagamento da assinatura?

Nossas assinaturas são por períodos, 6, 12 ou 24 meses podem ser pagas por pix, boleto ou cartão de crédito.

10- É possível assinatura de pessoa física?

O ConLicitação atua no segmento B2B, ou seja,  só comercializa para empresas (Pessoas Jurídicas).

11- Em quais horários recebo os boletins?

Os Boletins são enviados por períodos, não possuem horários específicos, mas sempre serão encaminhados manhã, tarde e noite. Ah… detalhe, o cliente ainda tem a possibilidade de escolher se quer receber três boletins por dia ou menos.

 

 Por exemplo, se você achar que é mais fácil se organizar através de um único boletim podemos condensar as licitações coletadas do dia em um único boletim, vai da necessidade e estratégia do cliente para se organizar.

12- Vou receber boletins com licitações repetidas?

Não, as licitações são coletadas diariamente e a todo instante. Todos os dias são divulgadas mais de 5.000 oportunidades e dá trabalho coletar tudo isso, viu? 😉

 

Separamos por boletins justamente para não confundir o cliente e ter a exata noção de quais licitações do perfil dele foram encontradas no dia. É para facilitar seu dia-a-dia, tornar mais eficiente sua organização.

13- Porque os boletins chegam vazios?

Existe a possibilidade de não terem novas oportunidades no perfil da sua empresa, isso ocorre com mais frequência com empresas que atuam em segmentos que possuem menor demanda em licitação. Por exemplo, uma empresa que vende Helicóptero não terá oportunidades de vendas todos os dias. Nesses casos os boletins irão vazios, informando que naquele dia não encontramos oportunidades com o perfil do cliente. 

 

Mas pense no benefício… Quanto menos demanda, mais trabalhoso é garimpar a oportunidade certa. No ConLicitação você terá a tranquilidade em saber que estamos todos os dias garimpando a oportunidade certa pra você diminuindo consideravelmente seus esforços.

14- Por quanto tempo ficam salvos os boletins?

O cliente tem acesso aos últimos 3 meses.

15- Qual período de busca nas ferramentas Encontrar Licitações e Acompanhamentos?

É possível consultar as licitações e acompanhamentos em tempo real, ou seja daqueles que foram incluídos enquanto você lê essa resposta, e dos últimos 3 (três) anos.

16- Como a análise de mercado pode ajudar minha empresa?

Essa funcionalidade traz informações estratégicas do seu mercado, com foco total nas vendas ao Governo, tais como:

 

  • Número total de Licitações por período 
  • Região que mais licitou
  • Modalidades que mais foram utilizadas
  • Os concorrentes que mais venceram ou participaram das licitações
  • Os órgãos que mais licitaram
  • Produtos ou serviços licitados com a opção de acessar os valores arrematados. 

 

Com essas informações seu planejamento será muito mais preciso e eficiente.

17- É possível realizar buscas específicas nesta funcionalidade?

Sim! Ela já vem configurada de acordo com o seu perfil, mas pode realizar pesquisas com parâmetros específicos. 

 

Por exemplo: Realizar levantamento estratégico das licitações realizadas na Prefeitura de São Paulo ou pesquisar objeto específico para avaliar os preços arrematados.

 

O céu é o limite. Você é quem define os parâmetros e absorve aquilo que lhe interessa para ter ótimos resultados!

18- Quais são os portais de acompanhamento do Monitorar Chat?

Monitoramos mais de 30 plataformas que realizam às licitações eletrônicas e que dependem de acompanhamento e interação pelo chat da licitação, sendo eles:

 

  • BEC SP 
  • ComprasNet
  • Licitações-e
  • Portal de Compras MG
  • Portal de Compras Públicas
  • Compras RJ (SIGA)
  • Banpará
  • Banrisul
  • Compras Eletrônicas RS
  • PE Integrado
  • Prefeitura de Florianópolis – SC
  • Licitanet
  • Portal de Compras e-LIC
  • Portal de Compras FIEB
  • Portal de Compras Piracicaba (Licitapira)
  • Portal de Compras Prefeitura de Barueri
  • Prefeitura de São Bernardo do Campo
  • SESC RS
  • Prefeitura de Diadema – SP
  • Portal de Compras SENAI CETIQT
  • Portal de Compras FIRJAN
  • Portal de Compras FIERGS
  • Portal de Compras FIEMS
  • Portal de Compras FIESC
  • Compras FAMESP
  • Licitações e Compras FIEMG
  • Prefeitura de São José – SC
  • SESC-SP Licitações
  • E-Compras SEST SENAT
  • E-Compras AM
  • e-Compras Curitiba
  • Aquisições SEPLAG MT
  • Compras ES (SIGA)
  • ComprasNet-GO
  • BLL Compras
  • Bolsa Nacional de Compras (BNC)

19- Como o monitoramento de Chat irá auxiliar minha empresa?

É obrigatório que o licitante acompanhe todas as sessões públicas!  Muitas licitações eletrônicas que ocorrem não terminam no mesmo dia, tornando necessário que o licitante se organize para acompanhar os chats das licitações que participou e é aí que encontra alguns desafios, tais como:

 

  • Às vezes o Pregoeiro não estipula data e horário da retomada;
  • O pregão pode ter muitos itens e o seu item demorar muito para ser chamado;
  • Sua empresa ter ficado em uma classificação ruim e ter que esperar muito para uma provável convocação;
  • Acúmulo de outras funções e prioridades que podem fazer com que perca a convocação da sua empresa;

 

A consequência de perder uma convocação é trágica pois pode resultar na perda de uma excelente venda ao Governo e punição com multas e impedimentos para licitar e contratar. 

 

A escassez de tempo é um desafio para todos, logo uma funcionalidade que te ajude nisso irá melhorar sua vida, dará mais tranquilidade a sua rotina de trabalho e segurança para estar atento às convocações de interesse sem abrir mão de atuar em outras tarefas que também são relevantes.

20- Como ativo o monitoramento de uma licitação?

Aqui no ConLicitação é tudo simples e fácil, basta clicar no botão “Ativar monitoramento de chat” na licitação que tiver interesse.

21- Como serei alertado quando estiver monitorando uma licitação?

Ao iniciar o monitoramento o Conlicitação enviará mensagens pelo push notification, juntamente com um aviso sonoro do seu navegador (Firefox, Google, Internet Explorer, Safari), são janelas que aparecem na sua área de trabalho semelhante ao que ocorre no seu celular quando chega uma mensagem do WhatsAPP, sabe? 

 

Além do push notification sempre receberá  um e-mail avisando que teve movimentação no chat de interesse comunicando somente a primeira mensagem do dia para não encher sua caixa de entrada 😉

22- O Push Notification irá mostrar todas as mensagens que ocorrem no chat da Licitação?

Sim, todas as mensagens serão enviadas inicialmente para que o licitante não perca nenhuma movimentação, mas há a possibilidade de configurar quais mensagens quer receber, podendo configurar palavras-chaves a serem capturadas nos chats.

23- Como a análise de concorrentes poderá me auxiliar?

Você terá acesso a informações importantes do seu concorrente tais como: 

 

  • Dados cadastrais da empresa concorrente
  • Empresas relacionadas
  • Dados dos Sócios
  • Outras empresas relacionadas aos sócios
  • Penalidades que a empresa tenha eventualmente sofrido
  • Licitações pelas quais a empresa concorrente participou
  • Licitações que a empresa concorrente venceu

 

São informações de extrema relevância  em termos estratégicos, que servirão para auxiliar em vários momentos, seja para estabelecer estratégia de participação em que seu concorrente esteja atuando, seja para buscar justificativas para afastá-los de disputas em potencial caso este tenha alguma restrição para licitar e contratar com o Poder Público.

24- Como funciona o suporte jurídico?

A Consultoria Jurídica serve para orientá-los sobre dúvidas pontuais que ocorram nas licitações e contratações públicas. 

 

Qualquer decisão ou imposição por parte da Administração Pública deve ser tomada a partir de uma autorização legal, mas como saber se a decisão ou imposição é legítima e legal se eu não conheço muito bem a legislação e normas legais? É nesse momento que nosso time jurídico irá ajudá-lo! Daremos a orientação certa para correta tomada de decisão através do alto nível de comprometimento e bagagem dos nossos especialistas.

 

Como faço para obter um esclarecimento jurídico?

Você tem algumas opções para isso, pode:

 

  • Utilizar a ferramenta Jurídico Fácil, onde realiza buscas específicas e tem acesso a Dicas Legais (dúvidas que já foram respondidas a outros clientes), Jurisprudências (decisões do TCU) e legislações. Às quais serão filtradas de acordo com a palavra de busca utilizada;
  • Enviar sua dúvida através da nossa plataforma ou por e-mail (juridico@conlicitacao.com.br) que será respondido com a maior brevidade possivel; ou
  • Entrar em contato por telefone e conversar pessoalmente com um dos nossos advogados especialistas.

25- Quantas dúvidas jurídicas o cliente pode pleitear?

Não tem limite, quantas forem necessárias para seu esclarecimento ou necessidade. Nosso compromisso é com o resultado.

26- Quanto tempo demora para responder uma consulta por e-mail?

No máximo 48hrs, dependerá da complexidade da dúvida, caprichamos nos detalhes! Mas sempre que se tratar de algo urgente basta avisar que priorizamos para que não perca nenhum prazo.

27- O Jurídico fará nossos recursos e impugnações?

Não, é um serviço de consultoria! São opiniões legais para ajudá-lo na tomada de decisões. Eventualmente podemos até compartilhar modelos de petições básicas para ajudar o cliente, mas não elaboramos peças ou revisamos peças já elaboradas.

Devido às medidas preventivas que o ConLicitação adotou para combater a COVID-19, estamos centralizando todos os contatos no chat a fim de garantir agilidade no atendimento aos nossos clientes.

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