Margem de lucro em licitação: entenda agora como calcular

Sumário

Você sabe como é a margem de lucro em licitação? Sabemos que a estratégia é a palavra-chave para quem deseja obter lucro nas licitações. Ao contrário do que muitos empresários pensam, vender para a Administração Pública não é uma questão de sorte.

Na verdade, são as empresas mais preparadas para os certames que obtêm os melhores resultados. Sendo assim, ter uma gestão estratégica faz toda a diferença para o êxito de uma organização no mercado, sendo um diferencial para maximizar seus resultados e vencer os concorrentes.

E é justamente isso que ocorre nos processos licitatórios: uma boa estratégia te ajuda a alcançar bons resultados, gerando lucro nas licitações. Quer saber como? Fica aqui coladinho nesse texto que eu te explico. 

Estratégia e lucro nas licitações: a importância de se preparar


Se olharmos no dicionário, vamos encontrar a seguinte definição para estratégia: “plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico”. Esse é um conceito amplamente aplicado no mundo dos negócios.

Na prática, estamos falando de um modelo para os diferentes aspectos da administração de negócios. Isso envolve entender o que a empresa faz, o que precisa ter e o que precisa fazer para atingir os seus objetivos. Essas informações orientam as decisões sobre como alocar recursos, tanto humanos quanto materiais.

Desse modo, a estratégia também ajuda a definir as prioridades quando os recursos não estão disponíveis para fazer tudo de uma vez. Quando todos dentro da organização entendem a estratégia, ela cria uma estrutura para manter todos trabalhando na mesma direção.

Mas agora vamos aplicar esse conceito especificamente no mundo das licitações:

Uma empresa que deseja vender para a Administração Pública deve ficar de olho em editais, decidir de quais disputas deseja participar, definir os preços de venda, negociar com o pregoeiro e cumprir os contratos firmados.

Mais do que isso: também é preciso controlar os custos envolvidos nessas operações e definir os melhores métodos para gerenciar a participação em licitações.

Ou seja, a gestão estratégica também deve estar presente para alcançar o lucro nas licitações. As empresas precisam compreender o que precisam ter e o que precisam fazer para atingir seus objetivos de vendas para a Administração Pública.

Como calcular a margem de lucro na licitação?

Imagem de calculadora e caneta. Ilustrativa para texto Margem de lucro licitação.

Antes de calcular sua margem de lucro em uma licitação, é muito importante que você conheça a margem média do mercado que você vai atuar.

Para isso, você precisa fazer um estudo do mercado, analisando o histórico de oportunidades que já saíram para, a partir disso, você fazer uma espécie de “engenharia reversa”. Isto é, você vai ter uma base de dados de como o mercado se comportou em licitações anteriores para poder planejar suas ações futuras.

Como fazer a composição de preços?


Para fazer a composição de preços sugiro a leitura do texto “Como compor preços para participar de licitações?“. Neste conteúdo, você irá conferir com detalhes como calcular seu preço, como saber se ele é competitivo e também como descobrir quais os preços praticados pelos seus concorrentes. Aproveite a leitura! 

Análise de mercado do ConLicitação


Você conhece a ferramenta Análise da Concorrência? A Análise da concorrência é uma ferramenta que permite acompanhar diversos aspectos dos seus concorrentes. Dessa forma, por uma busca simples e rápida pelo CNPJ, é possível acessar informações importantes sobre a empresa pesquisada.

Conte com o Conlicitação na hora de acompanhar o mercado


Agora que você entendeu sobre a margem de lucro na licitação, precisa conhecer as
soluções em licitação que o ConLicitação pode te oferecer.

Afinal, no ConLicitação, você acessa os avisos de licitações, editais e acompanhamentos de todo o país e gerencia suas licitações favoritas.

Inclusive, utiliza ferramentas que otimizam seu tempo, impulsionam seu desempenho nas vendas governamentais e conta com um corpo jurídico especializado em licitações que te dá segurança no processo licitatório.

Além disso, oferecemos consultoria especializada à sua empresa com 3 opções de planos e assinaturas semestrais, anuais ou bienais.

E se você gostou deste artigo e deseja conferir mais sobre licitações e tudo que as envolvem, continue com a gente no Blog do ConLicitação.

Conteúdo relacionado

Buscar conteúdo

Encontre mais licitações para sua empresa

Experimente nossas soluções por 15 dias gratuitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *