A NOVA LEI NA PRÁTICA

PRESENCIAL E ONLINE

2, 3 e 4

de outubro de 2024

Chat do pregão eletrônico: saiba qual sua função e como não perder mensagens

Pessoas usando tablet para acompanhar o Chat do pregão eletrônico.

O chat do pregão eletrônico é um importante canal de comunicação entre o pregoeiro e os licitantes.

É através dele que serão solicitados os documentos complementares, se fará a negociação da proposta, se estabelecerá a comunicação de informações úteis acerca do certame e a retirada de eventuais dúvidas de ambos os lados. 

Então fique aqui comigo que você vai entender como funciona. E claro, saiba que ao perder mensagens enviadas no chat pelo condutor da licitação você poderá sofrer prejuízos e até mesmo severas punições. 

Qual o papel do chat do pregão eletrônico?


O chat possui um papel fundamental na comunicação. É através dele que o pregoeiro/agente de contratação irá retirar suas dúvidas e solicitar algum documento que vise complementar o que já foi apresentado.

Além disso, é uma ferramenta que auxilia a negociar o valor da proposta formalizada e informar a eventual suspensão da sessão.

Infelizmente, é relatado na prática, que muitos pregoeiros e licitantes dão pouca importância a esse importante instrumento, já que é ali que os demais licitantes irão acompanhar o que está acontecendo durante a sessão. 

Quem utiliza o chat do pregão? 


Como já anteriormente dito, o chat do pregão eletrônico é o canal de comunicação usado por todos os licitantes que participam da disputa, e também pelo pregoeiro  – que representa o órgão público. 

Entenda o que ocorre quando não há respostas no chat


Infelizmente, a ausência de respostas no chat poderá acarretar graves consequências para o licitante. Isso porque, você pode perder a chance de vencer a licitação ou ser desclassificado do certame.

Mais do que isso, ainda podem ocorrer situações de penalização. Nesse sentido, a Nova Lei de licitações elenca um rol de condutas que pode levar o licitante ou o contratado a ser responsabilizado administrativamente, tais como:

  • IV – deixar de entregar a documentação exigida para o certame; não manter a proposta, salvo em decorrência de fato superveniente devidamente justificado e não celebrar o contrato ou não entregar a documentação exigida para a contratação, quando convocado dentro do prazo de validade de sua proposta.

E as sanções podem ser as seguintes: advertência; multa; impedimento de licitar e contratar. E, por fim a mais grave, declaração de inidoneidade para licitar ou contratar.

Para definir qual das sanções serão aplicadas são considerados a natureza e a gravidade da infração cometida e suas peculiaridades. Assim como as circunstâncias (que podem ser agravantes ou atenuantes) e os danos causados à administração pública.

Além disso, ainda pode ser implantado ou aperfeiçoado um programa de integridade, conforme normas e orientações dos órgãos de controle.

O que é importante para não perder mensagens no chat?

Profissionais acompanhando o Chat do pregão eletrônico em computador.

  • Reconheça a importância do chat. O primeiro passo é reconhecer como o monitoramento do chat do pregão eletrônico é fundamental para garantir o sucesso da sua empresa nos processos de licitação. Afinal, subestimar a importância dessa comunicação é justamente uma das grandes falhas cometidas pelos licitantes.
  • Faça um monitoramento constante. Quando você está participando de um processo licitatório, é importante fazer um monitoramento constante do chat. Dessa forma, você garante que nenhuma mensagem seja perdida.
  • Tenha acesso a tudo o que você precisa. Além de monitorar o chat, é importante que você tenha as principais informações necessárias disponíveis – como os documentos exigidos no edital, informações sobre os produtos, entre outras.
  • Explore as vantagens da tecnologia. As soluções digitais podem ser muito úteis para facilitar o monitoramento do chat do pregão eletrônico. E o Conlicitação pode te ajudar com esse monitoramento. 

Conheça o Monitoramento de Chat do ConLicitação


Se você está em busca de uma ferramenta que pode facilitar seu dia a dia na hora de monitorar o chat no pregão eletrônico, o ConLicitação possui a opção certo. 

Afinal, contamos com o Monitoramento de Chat em tempo real e que reúne todas as informações necessárias para você se inteirar das atualizações. Desse modo, você será avisado quando o pregão começar, receberá notificações, poderá configurar os alertas e até mesmo responder o chat do pregoeiro.

Ou seja, uma ótima oportunidade para você não sofrer penalizações ao esquecer alguma convocação, assim como não perderá oportunidades interessantes e economizará tempo para acompanhar tudo.

Quer entender mais sobre licitações? Acompanhe o ConLicitação


Agora que você entendeu a necessidade de utilizar bem o chat, precisa conhecer as
soluções em licitação que o ConLicitação pode te oferecer.

Afinal, no ConLicitação, você acessa os avisos de licitações, editais e acompanhamentos de todo o país e gerencia suas licitações favoritas.

Inclusive, utiliza ferramentas que otimizam seu tempo, impulsionam seu desempenho nas vendas governamentais e conta com um corpo jurídico especializado em licitações que te dá segurança no processo licitatório.

Além disso, oferecemos consultoria especializada à sua empresa com 3 opções de planos e assinaturas semestrais, anuais ou bienais.

E se você gostou deste artigo e deseja conferir mais sobre licitações e tudo que as envolvem, continue com a gente no Blog do ConLicitação.

2 comentários em “Chat do pregão eletrônico: saiba qual sua função e como não perder mensagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *