Vantagens de participar do Pregão Eletrônico

O Pregão Eletrônico é uma das modalidades licitatórias de maior sucesso. Fez tanto sucesso que muitas pessoas, ao pensarem na palavra “licitação”, associam-na imediatamente com o pregão.

Não é à toa que seja assim. 

Para participar de um pregão é necessário entender como funciona cada etapa. Além do mais, existem muitas vantagens do lado da Administração que favorecem e incentivam o uso desta modalidade. 

Entre eles, podemos destacar o fato de que o pregão eletrônico barateia enormemente os custos de fazer uma licitação. Só o fato de não ser presencial, facilita muita coisa para o órgão. 

Outro ponto bastante favorável é o maior número de participantes. Afinal, por ser um processo inteiramente online, empresas de outros estados e municípios acabam participando do certame. Aumenta a concorrência, dificulta a fraude e os preços se tornam mais competitivos. 

Mas e para o licitante? Existe alguma vantagem?

Claro que sim. E é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Aqui você verá:

  • O credenciamento no pregão eletrônico
  • Fases da licitação
  • Como funciona a Habilitação na Nova Lei de Licitação
  • Como acompanhar e monitorar chat do Pregão Eletrônico

O credenciamento é muito mais fácil

Para se habilitar e se credenciar é necessário apresentar uma série de documentos – inclusive, você pode ler mais sobre quais documentos aqui. O pregão eletrônico torna este processo muito mais fácil, uma vez que é necessário buscar o credenciamento apenas uma única vez no órgão que será responsável pela licitação. 

E o melhor: dependendo de onde você fizer o seu cadastro, numa única tacada sua empresa já estará apta para participar de licitações em vários órgãos diferentes. O SICAF é um grande exemplo disso, pois com ele você consegue acesso ao ComprasNet e, com isso, já pode vender para todos os órgãos associados ao Governo Federal. 

Quer saber mais sobre este processo de credenciamento e como conseguir o seu Certificado de Registro Cadastral? Clique aqui!

O processo é muito mais rápido

Sem dúvida alguma, a inversão da fase de habilitação com a da proposta de preços deu grande agilidade ao processo licitatório. 

No pregão eletrônico, o pregoeiro começa analisando os preços, para logo em seguida avaliar a habilitação da empresa que tiver feito o menor lance. 

Se ela estiver de acordo com o edital, torna-se a vencedora do certame. Caso contrário, o pregoeiro analisará a documentação da próxima empresa que tiver o menor preço e assim sucessivamente até encontrar o vencedor. 

Esse formato deu tão certo que a Nova Lei de Licitação oficializou e expandiu para todas as modalidades. Pelo menos é o que diz o artigo 17 da Lei 14133:

Art. 17. O processo de licitação observará as seguintes fases, em sequência:

I – preparatória;

II – de divulgação do edital de licitação;

III – de apresentação de propostas e lances, quando for o caso;

IV – de julgamento;

V – de habilitação;

VI – recursal;

VII – de homologação.

Quer saber mais sobre como funcionará o processo de Habilitação na Nova Lei de Licitação? Acesse nosso artigo!

Você pode participar sem sair de casa

E com isso você já exclui todos os custos e as dificuldades ligadas ao deslocamento. 

Sem contar que se você tiver o auxílio de uma boa plataforma de divulgação de licitações, conseguirá participar de todos os pregões eletrônicos do país. O ConLicitação é a ferramenta líder neste sentido, pois além de cobrir todo o território nacional, nós também segmentamos e enviamos as melhores oportunidades para você.

Também oferecemos o recurso Monitorar Chat, por meio do qual disparos notificações para alertá-lo sobre possíveis mudanças e atualizações no chat do Pregão Eletrônico. É um recurso essencial para quem precisa acompanhar várias licitações simultaneamente. 

Ficou com alguma dúvida?

Se tiver qualquer dúvida, não hesite em falar conosco nos comentários. Sempre estamos prontos para respondê-lo. 

Continue acompanhando nosso blog para ter as melhores informações sobre licitações. 

Um grande abraço e ótimos negócios!

Especialista ConLicitação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas