A NOVA LEI NA PRÁTICA

PRESENCIAL E ONLINE

2, 3 e 4

de outubro de 2024

Qual o prazo para homologar uma licitação? Saiba tudo sobre o assunto!

prazo-para-homologar-uma-licitacao-capa

Quem trabalha com licitações adora quando o processo se encontra homologado, ou seja, é a fase em que a autoridade competente, geralmente a autoridade que iniciou o processo licitatório, confirma a validade e a regularidade do procedimento, declarando o vencedor do certame e autorizando a contratação. Mas você sabe qual o prazo para homologar uma licitação?

Então, se você tem dúvidas como a homologação funciona e se existe algum prazo para que isso aconteça, fica aqui comigo que já te explico. 

O que é a homologação de uma licitação?

Como já falei acima a homologação é uma fase do processo licitatório em que a autoridade máxima do órgão ratifica todo o procedimento licitatório e confere aos atos licitatórios a aprovação para que produzam os efeitos jurídicos necessários. 

Importante destacar que a fase de homologação não se confunde com a fase de adjudicação, sendo essa última o ato formal pelo qual a Administração atribui, ao licitante detentor da melhor proposta, o objeto da licitação. 

Na Lei nº 8.666/1993 cabe à autoridade competente homologar e, após, adjudicar o objeto da licitação. É o que se infere do art. 43, inc. VI, desse diploma.

Já na Nova Lei de Licitações – Lei nº 14.133/2021, essa ordem é inversa, conforme se verifica do art. 71, inc. IV, em que se adjudica o objeto e após homologa-se a licitação. 

Qual é o prazo para homologar uma licitação?

prazo-para-homologar-uma-licitacao2

Quanto ao prazo para homologar uma licitação, tanto na Lei nº 8.666/1993 como na Lei nº 14.133/2021 não há fixação de um prazo específico. 

No entanto, a jurisprudência e a prática administrativa costumam estabelecer que a homologação deve ocorrer dentro de um prazo razoável após a conclusão da fase de julgamento e classificação das propostas.

Venci a licitação, tenho direito a assinar o contrato?

Em nosso ordenamento admite-se a revogação do processo licitatório, ainda que seu objeto tenha sido adjudicado e homologado.

Assim, a empresa não tem direito subjetivo à celebração do contrato, mas apenas preferência na contratação. 

Nesse sentido, o Tribunal de Contas da União, assim se posiciona:

“(   ) o fato de o objeto de um dado certame ter sido adjudicado a uma empresa, não implica em direito subjetivo da mesma em obter a contratação. O direito do adjudicatário é o de ser convocado em primeiro lugar caso a Administração decida celebrá-lo, conforme vastamente pacificado pela jurisprudência e pela doutrina” (Acórdão 868/2006 – Segunda Câmara, Processo 019.755/2005-2, Ministro Relator LINCOLN MAGALHÃES DA ROCHA, Aprovação 17/04/2006).

Desistência da licitação antes da homologação

Quando um licitante desiste da assinatura do contrato, ele pode estar sujeito às sanções previstas nas Leis de Licitação. O artigo 7 da Lei nº 10.520/2002 preceitua que as empresas convocadas dentro do prazo que não celebrarem o contrato ficam impedidas de licitar e contratar com a União por prazo determinado, podendo serem descredenciadas do SICAF.

Fatores que influenciam o prazo para homologar uma licitação

prazo-para-homologar-uma-licitacao1

O prazo para homologar uma licitação pode ser influenciado por uma série de fatores. Contudo eles variam de acordo com o contexto e as particularidades de cada processo licitatório.

Alguns dos principais fatores que podem afetar o prazo para homologar uma licitação para homologação de uma licitação:

Complexidade do processo

Licitações que envolvem projetos mais complexos, exigindo análises técnicas detalhadas, avaliação de riscos e outras considerações especiais, podem demandar mais tempo para serem homologadas.

Tipo de procedimento

Diferentes tipos de procedimentos licitatórios, como concorrência, tomada de preços, convite, pregão, entre outros, podem ter prazos distintos para a análise e homologação.

Recursos e impugnações que afetam o prazo para homologar uma licitação

A ocorrência de recursos e impugnações por parte dos participantes da licitação pode estender o prazo para homologar uma licitação. Isso porque é necessário aguardar a análise e decisão sobre esses questionamentos.

Volume de participantes

O número de empresas que participam da licitação pode afetar o tempo necessário para avaliar todas as propostas, documentos e garantir a conformidade com os critérios estabelecidos no edital.

Documentação e regularidade

A análise minuciosa da documentação dos licitantes para verificar a conformidade com os requisitos legais e editalícios pode aumentar o prazo para homologar uma licitação.

Recursos disponíveis

A disponibilidade de recursos humanos e materiais para conduzir a análise e homologação do processo pode influenciar no tempo necessário para finalizá-lo.

Natureza do objeto licitado

Se o objeto da licitação envolve aquisições ou contratações complexas, como obras de infraestrutura, serviços de tecnologia, entre outros, o processo de análise e avaliação pode ser mais demorado.

Possíveis revisões

Em alguns casos, pode ser necessário revisar ou ajustar determinados aspectos do edital ou do processo licitatório, o que pode levar a atrasos na homologação.

Exigências específicas para o prazo para homologar uma licitação

Se o edital estabelecer exigências específicas para a habilitação dos licitantes, como certificações técnicas ou requisitos financeiros específicos, a verificação dessas exigências pode demandar mais tempo.

Complexidade dos critérios de julgamento

Se os critérios de julgamento das propostas forem complexos, envolvendo análises técnicas detalhadas ou cálculos específicos, isso pode aumentar o tempo necessário para avaliar e comparar as propostas.

Desafios externos

Fatores externos, como mudanças na legislação, problemas judiciais, instabilidades políticas ou econômicas, podem impactar o prazo para homologar uma licitação.

O ConLicitação te ajuda a não perder o prazo para homologar uma licitação!

Agora, você sabe como funciona o prazo para homologar uma licitação. Então, precisa conhecer a solução “gerenciamento de licitações” que o ConLicitação pode te oferecer.

Afinal, no ConLicitação, você acessa os avisos de licitações, editais e acompanhamentos de todo o país e gerencia suas licitações favoritas.

Inclusive, utiliza essa ferramenta e outras que otimizam seu tempo, impulsionam seu desempenho nas vendas governamentais e conta com um corpo jurídico especializado em licitações que te dá segurança no processo licitatório.

Além disso, oferecemos consultoria especializada à sua empresa com 3 opções de planos e assinaturas semestrais, anuais ou bienais.

E se você gostou deste artigo e deseja conferir mais sobre licitações e tudo que as envolvem, continue com a gente no Blog do ConLicitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *