A NOVA LEI NA PRÁTICA

PRESENCIAL E ONLINE

2, 3 e 4

de outubro de 2024

Como trabalhar com licitações? Descubra mais sobre esse meio

advogado conferindo documentos. Imagem ilustrativa para texto Trabalhar com licitações.

Você tem dúvidas sobre como trabalhar com licitações públicas?  

Para você que está começando se faz necessário entender que licitação pública é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações. Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender.

Em razão do aquecimento do mercado pós pandemia, muitas empresas viram nas licitações públicas um caminho para obter mais lucros. Isso ocorreu por perceberam que vender para o Governo é uma forma eficiente de seu negócio alavancar. 

Diante disso, é cada vez maior a quantidade de profissionais que visam atuar nessa área, e se engana quem acha que é somente os formados em Direito. 

Fica aqui comigo que vou te contar algumas dicas para você se destacar nesse mundo das contratações públicas. 

Trabalhar com licitações: as profissões relacionadas

Aqui citarei 4 tipos de profissionais em destaque: 

  • Empresário: O empresário obtém lucros por meio das vendas, fornecimentos ou prestação de serviços aos órgãos públicos, disputando e vencendo licitações. É importante destacar que qualquer empresa, inclusive MEIs, pode vender para o Governo. 
  • Consultor de licitações: Esse profissional atua de forma autônoma. Seus principais clientes são empresas que ainda não participam de licitações e ele é remunerado por meio de valores fixos mensais mais a comissão sobre o êxito nas licitações.
  • Coordenador de licitações: Esse profissional será o responsável por coordenar a equipe na empresa. Podendo ser responsável pelos prazos, por realizar as impugnações, fazer os recursos, controlar os prazos contratuais. 
  • Analista de licitações: O analista de licitações é um profissional capacitado, contratado por uma empresa para participar e vencer licitações. É a pessoa responsável por fazer pontes entre uma empresa e os governos (sejam eles federais, estaduais ou municipais). Para saber mais sobre o dia a dia do analista recomendo a leitura do artigo “Analista de licitação: o que é e o que faz?“. 

Como começar a trabalhar com licitações?

Para iniciar nessa área é importante primeiramente que você busque uma capacitação, é necessário que você tenha o conhecimento aprofundado na área de compras públicas.

Afinal, você quer auxiliar as empresas a vencerem as disputas. Assim, deve conhecer todas as leis que norteiam as licitações e em especial a Lei nº 14.133/21, conhecida como a Nova Lei de Licitações e todos os seus regulamentos.

E principalmente as Instruções Normativas nº 67/2021 e a 73/2022, ambas da SEGES, que versam acerca da dispensa eletrônica e do pregão eletrônico respectivamente. 

Também deve dominar bem os principais sistemas disponíveis no mercado, além de fazer um cadastro no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) para que possa concorrer as licitações, pois com a nova lei a regra é que as mesmas sejam eletrônicas. 

Como trabalhar como licitações: dicas para ter um bom desempenho

Profissionais em sala trabalhando. Imagem ilustrativa para texto Trabalhar com licitações.

  • Conheça o processo licitatório e esteja atento às mudanças – especialmente em relação à nova Lei de Licitações. Se você deseja aprender mais sobre o assunto aqui no nosso Blog.
  • Encontre as oportunidades certas para sua empresa. A etapa de buscar por editais pertinentes para a sua empresa é fundamental para o sucesso nas licitações. Trata-se do primeiro passo para vencer uma disputa. 
  • Organize e acompanhe todas as etapas da licitação. Neste momento, é fundamental estar com a documentação em dia e seguir todos os passos para preparar a empresa – incluindo a leitura do edital, cadastro de proposta e acompanhamento do chat. 
  • Mantenha-se sempre atualizado. Um bom profissional de licitações está sempre atualizado – tanto em relação às legislações quanto em relação às melhores ferramentas para auxiliá-lo. 

Acompanhe o ConLicitação!

Aqui no Conlicitação você tem várias soluções te esperando, inclusive com um time de especialistas que vai te ensinar tudo sobre licitações e te manter atualizado. 

Agora que você já sabe tudo sobre como trabalhar com licitações, você precisa conhecer as soluções em licitação que o ConLicitação pode te oferecer.

No ConLicitação você encontra o mais completo banco de dados de avisos de licitações, editais e acompanhamento de processos licitatórios em todo o país.

Além disso, oferecemos consultoria especializada à sua empresa com 3 opções de planos e assinaturas semestrais, anuais ou bienais.

E se você gostou deste artigo e deseja conferir mais sobre licitações e tudo que as envolvem, continue com a gente no Blog da ConLicitação.

5 comentários em “Como trabalhar com licitações? Descubra mais sobre esse meio”

    1. Olá! Que legal saber do seu interesse em se aprofundar no universo de vendas ao governo!

      No blog ConLicitacao.com.br, você encontrará um verdadeiro guia para dar os primeiros passos e se tornar um especialista em licitações.

      Conteúdo completo e gratuito:

      Artigos: Mergulhe em uma biblioteca completa de artigos sobre todos os aspectos das licitações, desde a legislação até as melhores práticas para participar e vencer.
      E-books: Baixe e-books gratuitos com conteúdos aprofundados sobre temas específicos.

      Experimente gratuitamente a melhor plataforma de vendas ao governo do país e tenha acesso a:

      Banco de dados completo: Encontre as licitações mais relevantes para o seu negócio, com filtros avançados para identificar as melhores oportunidades.
      Monitoramento de licitações: Receba alertas instantâneos sobre novas licitações e acompanhe de perto o andamento dos processos que te interessam.
      Acompanhamento de empresas: Monitore seus principais concorrentes e fique por dentro de todas as licitações que eles participam.
      Recursos para preparar sua proposta: Utilize modelos de documentos, planilhas e simuladores para elaborar propostas vencedoras.
      Suporte especializado: Conte com o apoio de uma equipe de especialistas em licitações para tirar suas dúvidas e te auxiliar em todas as etapas do processo.
      Comece agora mesmo sua jornada de sucesso nas licitações!

      Acesse o ConLicitacao.com.br e explore a seção “blog” para se aprofundar no universo licitatório. Aproveite também o período de teste gratuito da nossa plataforma e descubra como podemos te ajudar a conquistar seus objetivos nas compras públicas.

      Não perca tempo! O mercado de licitações é uma grande oportunidade para o seu negócio crescer. Comece a se preparar hoje mesmo e maximize suas chances de sucesso.

      Equipe ConLicitacao.com.br

      Seu parceiro de sucesso nas vendas ao governo

      https://conlicitacao.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *