Como cadastrar proposta no ComprasNet?

como fazer cadastro no comprasnet

Precisa cadastrar uma proposta no ComprasNet e não sabe por onde começar?

Segue comigo nesse tutorial rápido!

Aqui você irá aprender:

  • O que é ComprasGov
  • Passo a passo para cadastro e acesso de fornecedor
  • Passo a passo para Inclusão/Alteração das Linhas de fornecimento (Famílias) e Regiões para notificação/recebimento por e-mail
  • Como pesquisar e baixar editais
  • Como Inserir/Alterar Proposta de Preços e Documentos e Habilitação

O que é COMPRAS.GOV.BR (COMPRASNET) – SIASG?

O Compras.Gov.br (Comprasnet) é um dos Portais de Compras mais utilizados pela Administração Pública (Federal/Estadual/Municipal). A utilização deste portal fixa a obrigatoriedade para Órgãos Federais e faculta aos demais Órgãos, que podem se cadastrar no Sistema de Serviços Gerais – SISG e iniciar a sua utilização.

Neste Portal, são lançadas diariamente centenas de oportunidades de negócios através de licitações públicas, nos mais diversos segmentos (dentre Bens e Serviço).

O Portal Compras.Gov.br (Comprasnet) possui diversas funcionalidades para seus fornecedores, como:

  • Cadastro do objeto de venda ao Governo (materiais e/ou serviços);
  • Recebimento diário das oportunidades de negócio (licitações) via e-mail;
  • Consultar, Cadastrar, Alterar ou Excluir uma Proposta/Documentos de Habilitação;
  • Participação dos pregões eletrônicos;
  • Acompanhamento do julgamento (aceitação e habilitação);
  • Registro e visualização das intenções de recurso, recursos e contrarrazões;
  • Visualização dos avisos, esclarecimentos e impugnações registradas;
  • Pesquisa manual dos editais, que são oportunidades de negócios;
  • Dentre outras funcionalidades.

Vale frisar que o site www.gov.br/compras disponibiliza de forma transparente diversas funcionalidades para consultas sem que o cidadão ou empresa estejam logados no sistema Compras.Gov.br (Comprasnet):

  • Atas dos pregões eletrônicos já realizados;
  • Atas de Registro de Preços vigentes e já realizadas;
  • Licitações publicadas, em andamento, agendadas;
  • Verificação da situação/status de um pregão eletrônico;
  • Dentre outras funcionalidades.

Passo a Passo para CADASTRO do Fornecedor:

Segue agora um passo a passo para você fazer o cadastro de Fornecedor. 

  1. Após a realização do cadastro no SICAF, acessar o site www.gov.br/compras;
  2. Clicar em Fornecedor -> Clicar na imagem COMPRAS.GOV.BR (COMPRASNET);
  3. Clicar em PRODUÇÃO;
  4. Clicar em Fornecedor Brasileiro -> Clicar em Ajuda;
  5. Clicar em Cadastre-se aqui;
  6. Acessar com o Certificado Digital e-CPF ou senha Gov.br para realizar o cadastro. 

Passo a Passo para ACESSO do Fornecedor:

Segue agora um passo a passo para você fazer o acesso de Fornecedor.

  1. Acessar o site www.gov.br/compras;
  2. Clicar em Fornecedor -> Clicar na imagem COMPRAS.GOV.BR (COMPRASNET);
  3. Clicar em PRODUÇÃO;
  4. Clicar em Fornecedor Brasileiro -> Clicar em Entrar com Gov.br;
  5. Acessar com o Certificado Digital e-CPF ou senha Gov.br.

Passo a passo para Inclusão/Alteração das Linhas de fornecimento (Famílias) e Regiões para notificação/recebimento por e-mail

Para alteração ou inclusão de linhas de fornecimento ou regiões de atendimento, basta seguir o seguinte caminho: 

Serviços de Fornecedores-> Avisos de Licitações por e-mail -> Clicar no item desejado para alteração/inclusão.

Como pesquisar e baixar editais

Agora vou te mostrar como pesquisar e baixar editais estando logado ou não no sistema ComprasNet.

Passo a Passo (Logado):

  1. Concluído o acesso de logar ao sistema Compras.Gov.br (Comprasnet);
  2. Clicar em Serviços do Fornecedor;
  3. Clicar em Serviços de Download-> Editais;
  4. Pronto! A partir de agora é só inserir os critérios de pesquisa e clicar em “ok” no canto esquerdo inferior de sua tela.

Passo a Passo (Sem Login):

  1. Acessar o site www.gov.br/compras;
  2. Clicar em Fornecedor -> Destaques -> Clicar em Consulta Detalhada de Compras Públicas;
  3. Clicar em Licitações -> Avisos de Licitações;
  4. Pronto! A partir de agora é só inserir os critérios de pesquisa e clicar em “ok” no canto esquerdo inferior de sua tela.

Como Inserir/Alterar Proposta de Preços e Documentos e Habilitação

Para cadastrar, alterar ou excluir sua Proposta e Documentos de Habilitação no sistema Compras.Gov.br (Comprasnet), é necessário seguir esse passo a passo:

Acesse o site www.gov.br/compras: “Fornecedor -> clicar na imagem COMPRAS.GOV.BR (COMPRASNET) -> PRODUÇÃO -> Fornecedor Brasileiro -> Entrar com Gov.br – > inserir CPF/senha do Gov.br ou certificado digital -> Selecionar o Perfil que deseja logar -> clicar em CONFIRMAR -> Serviços do Fornecedor -> Pregão Eletrônico -> Proposta -> Cadastrar/Excluir -> Inserir os dados do Pregão Eletrônico e clicar em OK -> Visualizar o Pregão desejado e clicar em Incluir Proposta.”

Na página acessada para cadastro de Proposta/Habilitação a visualização será a seguinte:

1- Nome do Órgão Licitante;

2- Número do Pregão Eletrônico;

3- Objeto licitado detalhado;

4- Data e horário para início e limites da entrega de propostas;

5- Modo de Disputa (Aberto ou Aberto/Fechado);

6- Orientações sobre o preenchimento dos itens da Proposta (casas decimais, valores unitários/totais e percentuais de desconto entre lances);

7- Declaração para Tratamento diferenciado. Assinalar Sim, caso o Licitante seja MEI, ME ou EPP;

8- Preenchimento detalhado da Proposta de Preços, incluindo a Descrição do objeto ou item pertinente, valor unitário e valor total;

8.1- Nos Pregões Eletrônicos de fornecimento de Bens, são exigidos os preenchimentos da quantidade ofertada, marca, fabricante e modelo/versão;

8.2- Para os serviços de tecnologia da informação associados ao fornecimento ou locação de bens, atentar-se às Declarações TIC, TP e PPB;

9- Declarações de preenchimento (Sim ou Não). Analisar todas as Declarações descritas, conforme a situação da Licitante.

Por fim, anexar os arquivos pertinentes a Proposta de Preços e Documentos de Habilitação nos links disponibilizados.

Dica Importante: Os Documentos de Habilitação serão anexados conforme exigência de cada Edital. Não é necessário anexar documentos já contemplados no SICAF do Licitante, transferindo a responsabilidade da verificação destas documentações ao Pregoeiro e sua Equipe de Apoio. Importante verificar tal exigência em Edital.

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Para maiores informações, assista o nosso curso ComprasNet na prática, disponível na plataforma do ConLicita Go!

Raphael Icaro
Consultor e Mentor em Licitações com mais de 15 anos de experiência no mercado. Responsável direto pela formação de mais de 200 outros consultores.
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