A falta de vagas para estacionar veículos na região central de Taboão da Serra é um problema que há muitos anos vem infernizando os motoristas e exigindo a atenção do poder público. As reclamações em torno da falta de vagas são muitas, a quantidade de veículos abandonados nas ruas centrais, ou parados na rua o dia inteiro também são. Por tantas razões a implantação da Zona Azul aprovada na terça feira pela Câmara Municipal da cidade promete ser uma alternativa que vai minimizar os problemas decorrentes da falta de vagas.
O projeto de lei foi encaminhado pela prefeitura e cria o sistema de cobrança para que os automóveis estacionem nas principais vias públicas do município. A cobrança é feita por hora, o motorista passará a ser obrigado a deixar no painel do veículo o bilhete da Zona Azul.
Quem descumprir estará sujeito a multa. Mas, já é possível prevê que a medida vai permitir a oferta de vagas, e, ao mesmo tempo vai aumentar as queixas dos moradores das regiões centrais que não poderão mais deixar os veículos nas ruas.
A implantação da Zona Azul, na prática, também representa uma nova alternativa de arrecadação para o município, já que os bilhetes são vendidos diariamente, à vista, em vários pontos. Resta saber onde os recursos provenientes dessa arrecadação serão aplicados.
Em Itapecerica da Serra a Zona resolveu o problema da falta de vagas nas regiões centrais. Na cidade mãe, o bilhete custa R$ 1.60 e tem validade por uma hora. A fiscalização lá é intensa e quem não deixar o bilhete visível no painel do veículo é multado.
O edital de licitação para escolher a empresa que vai operar o sistema deve ser publicado nos próximos dias.
Os detalhes de preços, horários e ruas ainda não estão fechados. Mas, a expectativa é criar por volta de mil vagas nos principais corredores comerciais como na Estrada Kizaemon Takeuti, Avenida Paulo Ayres, Avenida Dr. José Maciel, região central e outras localidades.
O líder do governo na câmara, Paulo Félix (PSDB), afirma que a empresa que vencer a licitação vai ter que investir no município. Além disso, vai ficar mais fácil encontrar vagas para estacionar na região centra. “É uma experiência que vai dar certo e melhorar o estacionamento na região central e nos principais corredores comerciais”, diz Félix.
Com a implementação do novo sistema de cobrança, os motoristas devem ter mais facilidades para encontrar vagas de estacionamento na região central, local que abriga os principais bancos no município.
Sandra Pereira e Allan dos Reis
Allan dos Reis | 23/10/2009 – 09h03