Wellington autoriza projeto que vai monitorar centro de Teresina

Inicialmente serão instaladas 30 câmeras de videomonitoramento que contará com uma central, instalada em um contêiner.

Wellington autoriza projeto que vai monitorar centro de Teresina
Equipamentos do sistema de videomonitoramento da Vila Nova Jerusalém. (Foto:Marcelo Cardoso)

O governador Wellington Dias aprovou em reunião, nesta segunda-feira (11), com o secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, o projeto que usa câmeras de monitoramento no centro de Teresina. A proposta está em fase de licitação dos equipamentos e inclui, além da parte de vídeo, uma base fixa.
A ideia também é oferecer à população e aos comerciantes do centro a oportunidade de interligar-se com o sistema de monitoramento da polícia através de um link. Segundo o secretário Fábio Abreu, para se interligar ao sistema, basta o interessado adquirir uma câmera do mesmo modelo da utilizada pela polícia no videomonitoramento.
De acordo com o governador Wellington Dias, a iniciativa busca reduzir os índices de violência no centro da capital a exemplo do sistema em uso na Vila Jerusalém, na zona sul de Teresina. “O resultado nas regiões em que implementamos esse sistema é muito bom com a queda no número de homicídios, de roubo, de assaltos e ajuda a desvendar os crimes praticados”, afirma o chefe do executivo estadual.
O sistema contará com o uso de 30 câmeras de monitoramento, com o acompanhamento 24 horas integrado com a área de segurança. “Vamos instalar câmeras de segurança nas praças e ruas do centro e teremos uma base, uma central, instalada em um contêiner que, a princípio, deve ficar na Praça da Bandeira e contará com policiais e uma viatura”, destacou Fábio Abreu.
O governador Wellington Dias destaca ainda que além do policiamento ostensivo o monitoramento contribuirá também para dar uma maior celeridade a processos judiciais que necessitem coletar provas para comprovar a autoria de delitos. Para isso, será realizada uma reunião com o Comitê Integrado de Segurança e Justiça do estado em que será apresentado a proposta de unificação desse trabalho “O objetivo é ter, com as novas câmeras criminais, uma maior celeridade nos julgamentos das pessoas que são presas várias vezes, que cometem crimes, criam um terror na sociedade e ter maior velocidade nesses julgamentos”, ressaltou.
Nova delegacia em Domingos Mourão
Ainda esta segunda (11), o governador Wellington Dias e o secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu acertaram a construção da nova sede da delegacia de polícia do município de Domingos Mourão, localizado a 220 quilômetros ao norte de Teresina.
De acordo com o secretário Fábio Abreu a autorização da construção da nova delegacia visa melhorar a qualidade do serviço de segurança que contará com uma sede própria construída com essa finalidade. “Sairemos do aluguel e contaremos com uma delegacia apropriada para o policiamento da cidade”, afirma o secretário de segurança.
A ideia da nova sede do policiamento em Domingos Mourão trabalha na perspectiva de oferecer a população do munícipio as polícias civil e militar no mesmo espaço. Essa estratégia é implementada desde o ano de 2015, informa o governador Wellington Dias. “Essa estratégia está sendo implementada desde o ano passado que é de garantir uma estrutura adequada que faz a unificação do trabalho da área da polícia civil com a da área militar nos municípios onde não tínhamos essa estrutura adequada”, ressalta o chefe do executivo estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas