Veto sobre lei do transporte urbano em Foz do Iguaçu promete ser último passo para nova licitação.

Após um ano da determinação judicial para a realização da licitação no transporte coletivo urbano de Foz do Iguaçu ainda há divergências entre Executivo e Legislativo

por: Clickfoz – Garon Piceli

A Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu discutiu no dia 15 de junho um projeto de lei de iniciativa do poder executivo que veta algumas questões referentes a Lei 3.596, de setembro de 2009, sobre a exploração dos serviços de transporte coletivo no município.

Uma das principais alterações que foram propostas, e está gerando grande discussão na classe rodoviária que também é uma das causas da recém greve do Sindicato dos Rodoviários, é a emenda na lei, de autoria do vereador Sérgio Beltrame (PMDB) que “estabelece que cada os ônibus em circulação deverá dispor, além do motorista, de um cobrador”.

De acordo com o procurador do município Emerson Roberto Castilha esta emenda dificulta a implantação de um sistema mais eficaz, que foi proposto no projeto da nova licitação, onde inclui terminais regionais que funcionariam com ônibus de pequeno porte, em ruas de difícil acesso e com um limite de curto trajeto. Basicamente como funcionam os alimentadores em bairros como o Remanso Grande, por exemplo, região rural de Foz do Iguaçu.

“Todas as atuais linhas estarão providos de cobradores. Não será feita alteração neste sentido, a Lei da Bilhetagem Eletrônica também prevê a manutenção do cargo de bilhetagem, pois não são todos os usuários que usam o cartão magnético”, avaliou Castilha.

Outro ponto importante do veto que tramita na Câmara diz sobre a estrutura física do sistema de transporte e a questão a quem pertence o ônibus após sua utilização. Segundo o procurador antes o ônibus deveria pertencer a prefeitura, mas isso poderia aumentar o valor da tarifa, pois os ônibus não teriam um retorno financeiro para as empresas”.

Segundo Emerson Castilha, esse movimento na Câmara de Vereadores promete ser o último antes da largada para o edital final de licitação.

O portal Clickfoz preparou no começo do ano um especial sobre a licitação. Prazos, audiência pública e impressões da população está listada na matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas