Vereadores inspecionam estações do Move e BHTrans promete melhorias

Comissão constatou falta de segurança, problemas de acessibilidade e lotação; um projeto da Prefeitura prevê a contração de policiais militares da reserva para o trabalho de vigilância

Falta de segurança é a principal reclamação dos usuários do transporte
Falta de segurança é a principal reclamação dos usuários do transporte
PUBLICADO EM 16/03/15 – 20h07

Uma comissão de sete vereadores inspecionou Estações do Move de Belo Horizonte na tarde desta segunda-feira (16). A principal queixa dos usuários do transporte, também constatada por eles, é falta de segurança. Foram apontados ainda problemas de acessibilidade e lotação.
A visita às estações Venda Nova e Vilarinho foi acompanhada pelo presidente da BHTrans, Ramon Victor César, que anunciou melhorias para breve.
Segundo ele, para resolver a questão da segurança, foi apresentado pelo prefeito Marcio Lacerda um projeto, aproveitando uma brecha na legislação de 2013, que pretende contratar policiais militares da reserva para cuidar da segurança nas estações. Eles continuariam recebendo suas aposentadorias e teriam um adicional pela função, o que custa menos que a contratação do serviço de segurança armada.
Atualmente há vigilantes apenas nas estações de integração, um em cada uma delas. Até a aprovação desse projeto, a BHTrans vai abrir licitação para contratação de vigilantes para as estações de transferência.
Outro ponto citado pelos vereadores é a sinalização nas estações, que eles consideraram provisória e precária. Sobre isto, o presidente da BHTrans disse que há um projeto licitado para a nova sinalização interna, no modelo dos aeroportos, com painéis fixos. A empresa, inclusive, já estaria contratada, e um projeto piloto será testado na Estação Vilarinho.
Há ainda a promessa de dobrar o número de escadas rolantes na Estação São Gabriel. As três em funcionamento, principalmente nos horários de pico, ficam cheias e desviam o fluxo para o elevador, que é para ser usado, preferencialmente, por cadeirantes.
A comissão é formada pelo vereadores Pablito (PV), que foi quem propôs a visita; Silvinho Resende (PT); Bim da Ambulância (PTN); Juliano Lopes (SD); Verê da Farmácia (PTdo B); Valdivino (PPS) e Juninho Paim (PT). Durante a visita eles perceberam lâmpadas queimadas; banheiros interditados; poucos assentos, que também são pequenos e inclinados, e lotação nas estações.
“Amanhã (terça-feira, 17) nós vamos visitar as estações Pampulha e São Gabriel. Vamos elaborar um relatório único e enviar para a Comissão de Transportes da Câmara, para a BHTrans e para a Prefeitura de Belo Horizonte. E esperamos que até o início do próximo mês os problemas estejam solucionados”. disse o vereador Pablito.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas