USCS abre edital de PPP para ampliação

USCS abre edital de PPP para ampliação
A USCS (Universidade Municipal de São Caetano) publicou edital que prevê implantar o primeiro modelo de PPP (Parceria Público-Privada) da autarquia, que tem 47 anos de fundação. A proposta envolve a construção de outro prédio no campus Barcelona (na Avenida Goiás), ampliando a unidade, a mais antiga em atividade. Com a iniciativa, a instituição aguarda a efetivação de inscrições de empresas interessadas no procedimento até o dia 14 de setembro. Caso as concorrentes apresentem estudo que mostre viabilidade, a entidade abrirá processo licitatório.

Há espaço destinado para a intervenção, mas com necessidade de desapropriações. Se trata de terreno que já pertence à USCS, na Rua Conselheiro Lafaiete com a Rua Maceió. A futura concessionária deverá demolir alguns blocos.

O edital indica a intenção da medida, entretanto, não significa que o projeto sairá do papel. Por nota, o reitor da universidade, Marcos Sidnei Bassi, apontou que a execução da obra apenas terá andamento se ficar identificado que o plano vai gerar benefícios para todos os envolvidos no caso, inclusive na parte econômica. “A revitalização e ampliação do campus devem ser sustentáveis do ponto de vista ambiental e financeiro para a USCS, além, é claro, de prever a justa contrapartida para a empresa parceira”, afirmou. Na publicação, não há cenário das possíveis compensações.

A convocação da autarquia tem como alvo obter dados e informações técnicas necessárias à estruturação da proposta de PPP, na modalidade de concessão administrativa. Diante da ideia de expansão, o projeto estima novo prédio com área útil de 30 mil metros quadrados e edifício secundário com setor de 200 metros quadrados, bem como a operação e manutenção dos blocos existentes. O imóvel precisará contar com teatro, estacionamento subterrâneo, laboratórios e 11 pavimentos, visando acolher os cursos de Engenharia, Pedagogia, Direito e Educação Física.

Em caso de a USCS enxergar o levantamento como favorável, existe ainda dentro do cronograma previsão para colocar o texto sob apreciação de audiência e consulta pública.

As empresas interessadas ficarão responsáveis pelos custos decorrentes do planejamento, incluindo as despesas com a elaboração do estudo. Conforme o edital, os projetos que não se enquadrarem às disposições do plano permanecem sem direito à remuneração. A instituição fixou, no entanto, valor máximo de R$ 1 milhão para efeito de eventual ressarcimento da proposta concluída.

Instituição prometeu inaugurar terceira unidade na Capital

A autarquia municipal de São Caetano prometeu a abertura de unidade na Capital ainda em 2015, o que seria o terceiro campus da universidade e o primeiro fora da cidade. Até agora, a situação não se concretizou na prática. A direção da USCS antecipou, no ano passado, essa proposta em alugar espaço na Avenida Paulista, na região da Bela Vista, em São Paulo, para abrigar cinco cursos de graduação. Na ocasião, se ponderou que o caso passaria, primeiramente, pelos trâmites burocráticos, como conselhos internos.

A proposta é de criar 640 vagas, destinadas aos cursos de Tecnologia, Tecnologia em Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Administração e Direito.

A última inauguração de campus ocorreu em 2004, quando a instituição lançou unidade na Rua Santo Antônio, que acolhe as escolas de Direito, Educação e Saúde, além de pós-graduação. O edifício do Centro tem espaço construído de 22,2 mil metros quadrados.

A unidade tradicional do bairro Barcelona, por sua vez, possui área total construída de 23 mil metros quadrados. Não há prazo estipulado para lançar o outro prédio, que faz parte de demanda antiga da universidade – hoje contém dois blocos – para reforçar a infraestrutura, especialmente no período noturno. Isso porque no matutino e vespertino há ociosidade dos ativos.

A universidade começou as suas atividades em 1968. No ano seguinte, abriu as portas da sede própria na Avenida Goiás, chamada na época de Faculdade de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Em 1970, passou a se chamar Imes (Instituto Municipal de Ensino Superior), nome mantido até 2008. No fim da década de 1990, ergueu outro edifício no campus Barcelona, ligado à área de Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas