Treze novos pontos terão câmeras.

MARA FLÔRES

Treze regiões de Mogi das Cruzes receberão as novas câmeras de vídeo que serão adquiridas pela Prefeitura para ampliar a segurança na Cidade, que já conta com o monitoramento em 32 locais desde 2005. O investimento de R$ 2,2 milhões é destinado à aquisição de 28 equipamentos, cuja licitação será aberta nesta semana pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli – segundo apurado, na próxima quinta-feira. Além do Município, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Guararema utilizam o mecanismo e têm planos de expansão ainda para este ano.

Já Arujá, Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba e Poá planejam instalar os primeiros equipamentos até 2011. Ao todo, a Região conta hoje com 66 câmeras de segurança em vias públicas e deve chegar ao final do ano com outras 91, num total de 157. Segundo estatísticas oficiais, as cidades que contam com projetos do tipo contabilizam reduções de até 50% nos índices de criminalidade.

Mogi das Cruzes é um exemplo disso. A Cidade implantou o modelo de monitoramento por vídeo em 2005, com a criação da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). De lá para cá, a estimativa é de uma queda significativa da violência, em especial, em alguns delitos específicos, como furtos e roubos, inclusive de veículos e tráfico de drogas.

“Constato isso pelo fato de Mogi das Cruzes ter um dos menores índices de criminalidade da Região Metropolitana de São Paulo. Se a Cidade é considerada uma das mais pacíficas é porque existe todo um trabalho feito para resultar nisso. E as câmeras contribuem muito. Toda semana temos de dois a três casos de flagrantes feitos a partir do sistema de monitoramento”, destacou o secretário municipal de Segurança, Eli Nepomuceno. Só neste ano, as câmeras já ajudaram a PM em nove ocorrências policiais, que resultaram na apreensão de três menores e 11 maiores; em 2009, foram 30 ocorrências, envolvendo 14 menores e 33 maiores.

Espalhadas por pontos diferentes da Cidade, as câmeras também têm sido essenciais para conter a ação dos pichadores e auxiliam, ainda, no acompanhamento da fluidez do trânsito (não só congestionamentos, mas também no acionamento de socorro no caso de acidentes) e, na época de chuvas, no monitoramento de eventuais enchentes.

As 32 câmeras de monitoramento de Mogi das Cruzes estão instaladas em pontos estratégicos da área central (17), Jundiapeba (4), Braz Cubas (6) e César de Souza (4). Agora, com o novo investimento, além do reforço nestas mesmas regiões, serão instalados equipamentos também no Alto do Ipiranga, Shangai, Parque Monte Líbano, Mogilar, Vila Industrial, Ponte Grande, Vila Natal, Nova Mogilar e Jardim Santista (veja relação completa dos locais em quadro nesta página).

O projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança contempla um incremento de 70 quilômetros na rede de fibras ópticas, o que permitirá, entre outras coisas, que locais depois da linha férrea passem a ser monitorados, como é o caso do Mogilar, Vila Industrial e Ponte Grande. Para estas regiões, a conexão principal irá transpor o sistema ferroviário pela passagem subterrânea da Rua Olegário Paiva.

Os 28 novos pontos que ganharão câmeras de vídeo foram definidos a partir de indicadores como criminalidade, áreas de grande concentração de pessoas e solicitações da comunidade. Na expansão, por exemplo, quatro praças da Cidade passarão a ser monitoradas: Norival Tavares e Francisca de Campos Mello Freire, ambas na região do Parque Monte Líbano, e mais a Praça Assumpção Eroles, no Nova Mogilar, e Antônio Batalha (Shangai), com ângulo também para a passagem subterrânea Osvaldo Crespo de Abreu.

Na Vila Industrial, serão contemplados os cruzamentos das ruas Cabo Diogo Oliver e Engenheiro Gualberto, próximo da estação ferroviária, e Avenida Cavalheiro Nami Jafet com Rua Borges Vieira, no acesso principal para a Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, onde funciona o Núcleo Industrial da Vila São Francisco.

Outros importantes corredores comerciais de Braz Cubas e Jundiapeba também vão ganhar câmeras, como o cruzamento das ruas Thuller e Santa Helena, no Jardim Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas