Trem Republicano começa a sair do papel.

Projeto de reconstrução de ferrovia entre Itu e Salto, de 7 km, é autorizado

José Maria Tomazela

O projeto do Trem Republicano, que vai circular entre as cidades de Itu e Salto, na região de Sorocaba, começa a sair do papel. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, autoriza hoje, em Itu, a 98 km de São Paulo, a abertura de licitação para as obras de reconstrução da ferrovia de sete quilômetros entre os dois municípios. A linha aproveitará o traçado da antiga ferrovia Ytuana, desativada na década de 1980, inclusive uma ponte de ferro construída há 100 anos sobre o Rio Tietê. As estações ferroviárias das duas cidades serão restauradas. O projeto custará R$ 10 milhões.

O ministro e os prefeitos Herculano Passos Júnior (PV), de Itu, e Geraldo Garcia (PDT), de Salto, vão apresentar detalhes do projeto a um grupo de convidados. A verba virá do governo federal e de um consórcio formado pelas duas prefeituras. O projeto pretende explorar o potencial das duas cidades, que são estâncias turísticas. Itu completou 400 anos neste mês e tem como atração, além das igrejas e dos sobrados centenários, o folclore das coisas grandes. Salto tem cachoeiras e o Memorial do Rio Tietê.

Para a reconstrução da ferrovia devem ser utilizados os trilhos da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, retirados da região central de Rio Claro. O material data da chegada da ferrovia na cidade, em 1875. Já a Estrada de Ferro Ytuana, que será parcialmente reconstruída, foi inaugurada em 1873, ligando Campinas a Itu. Trechos urbanos foram desativados na década de 80. Técnicos das duas cidades já escolheram a locomotiva, uma maria-fumaça de 1899, restaurada. Os dois carros de passageiros deverão ser da mesma época ou do início do século 20. Os prefeitos querem fazer a viagem inaugural do Trem Republicano ainda neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas