Treinamento no Rio busca evitar cartéis em obras.

Com o intuito de evitar cartéis em licitações em obras da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e o governo do Rio de Janeiro fizeram um treinamento para cerca de 70 servidores de órgãos licitantes responsáveis por contratações.
A iniciativa faz parte do programa “Jogando Limpo”. Lançado pela SDE em junho de 2010, ele pretende mostrar às comissões de licitações meios de aumentar a competitividade dos processos e identificar a presença de conluios entre os licitantes.
A diretora do Departamento de Proteção Econômica da SDE, Ana Paula Martinez, explica que a importância da realização do treinamento está no fato de que “as contratações de obras e serviços para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016 demandarão vultosos recursos públicos, por isso é necessário aumentar a rede de agentes públicos atentos a indícios de cartéis em licitações”.
De acordo com estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os cartéis em licitações são responsáveis por um sobrepreço médio de 20% ou mais nos bens e serviços que serão contratados pelo Estado. No Brasil, a prática é crime e também infração administrativa. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas