Travessia de balsa pela Lagoa do Imaruí, no Sul de Santa Catarina, deve começar só em agosto.

Projeto beneficiará mais de 300 pessoas por dia
Os atracadouros da travessia de balsa pela Lagoa do Imaruí, que diminuirá a distância entre Imaruí e Laguna, no Sul do Estado, estão concluídos há cerca de 10 meses. Porém, os moradores ainda terão de esperar mais quatro meses até a conclusão total do serviço. O motivo da demora na obra é a colocação de estacas próximas das rampas nas duas margens da lagoa.

Quando entrar em operação, a travessia de três quilômetros vai durar cerca de 15 minutos. Hoje, os deslocamentos entre o centro de Imaruí até a região da localidade de Perrixil, em Laguna, são feitos pelos 60 quilômetros via BR-101 e SC-437 e demoram mais de uma hora.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Laguna, Mauro Candemil, o atraso na conclusão desse projeto, que beneficiará de forma direta mais de 300 pessoas por dia, foi motivado pela necessidade de complementação do projeto original.

— Surgiu a necessidade de colocação dos chamados dorfins, estacas-guias que serão fixadas nas imediações dos dois atracadouros — explica.

Esses equipamentos custarão mais R$ 300 mil aos cofres do governo do Estado, que já investiu cerca de R$ 600 mil na construção dos atracadouros. A obra começou em 2008. O processo de licitação está em andamento, e a empresa vencedora deve ser conhecida em até 45 dias.

Pelo menos uma parte prática da travessia está solucionada. A empresa que explorará o serviço é de Itajaí e providenciou a balsa do tipo ferry-boat. O tempo de concessão da travessia é de cinco anos.

A existência do serviço de balsa nessa região favorecerá principalmente pescadores, agricultores, estudantes e autônomos. Moradores de Imaruí, no entanto, acreditam que a travessia deva se transformar em um importante atrativo turístico.
DIÁRIO CATARINENSE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas