AE – Agencia Estado
SÃO PAULO – A Transpetro informou hoje que deu início, no fim de dezembro, a uma nova licitação para contratação de oito navios de transporte de produtos derivados de petróleo. O processo teve início no último dia 23, quando a Transpetro convidou 16 empresas – 5 nacionais e 11 internacionais – para participar da concorrência. As interessadas terão até o dia 23 de fevereiro para entregar suas propostas. O processo de licitação deve estar concluído até o fim de junho.
A elaboração de uma nova concorrência ocorre menos de um mês após a Transpetro cancelar a licitação de oito embarcações, que estariam inclusas na segunda fase do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). A decisão, naquele momento, foi motivada por desacordos quanto aos preços sugeridos.
A nova licitação marcará o encerramento do processo de contratação dos 49 navios das duas primeiras fases do Promef. Os navios já contratados pelo Promef estão sendo construídos nos Estaleiros Atlântico Sul e Promar em Pernambuco e nos estaleiros fluminenses Mauá, Eisa e Superpesa.
Em 2010, foram lançados ao mar três navios do programa, o Suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (PE), e outros dois navios de produtos, o Celso Furtado e o Sérgio Buarque de Holanda, pelo Estaleiro Mauá (RJ). Em 2011, serão entregues cinco navios à Transpetro e outras seis embarcações serão lançadas ao mar para acabamentos finais.