Transpal quer aumentar passagem de Maceió para R$ 2,85

SMTT diz que não recebeu nenhuma proposta concreta de reajuste e que não planeja conceder aumento de tarifa

Aumento do número de passageiros pagantes nas linhas urbanas de Maceió é um atenuante ao pleito da Transpal junto à SMTT
Aumento do número de passageiros pagantes nas linhas urbanas de Maceió é um atenuante ao pleito da Transpal junto à SMTT

O novo valor para a passagem de ônibus em Maceió pedido pela Associação dos Transportadores de Passageiros de Alagoas (Transpal) à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) é de R$ 2,85.
Segundo a assessoria da Transpal, esse valor se deve a uma planilha com os custos que as empresas de ônibus tiveram para funcionar desde o último aumento, em março de 2014. “Nossos insumos aumentaram, principalmente os salários dos rodoviários e o óleo diesel. Agora estamos aguardando a SMTT terminar sua planilha técnica para sentarmos com o Conselho Municipal de Transporte”.
“Mas a SMTT já disse que vai encaminhar o pleito ao Judiciário, como foi da outra vez”, reclama a Transpal. Contudo, ela reconhece que o aumento do número de passageiros pagantes nas linhas urbanas de Maceió é um “atenuante” ao pleito.
Segundo o superintendente da SMTT Tácio Melo, esse aumento variou entre 3% e 4%. Ele também afirmou que não recebeu nenhuma proposta concreta de aumento. “A Transpal apenas solicitou nossa planilha técnica. O que é normal. Isso é feito todos os anos”.
Ainda de acordo com Melo, a SMTT não planeja dar qualquer aumento no preço da passagem. Mas estudos estão sendo concluídos para a tomada de decisão final. “Estamos terminando nossa planilha técnica para reunirmos o Conselho Municipal de Transporte e debater o assunto. Mas de antemão digo que esse valor que tem sido divulgado na imprensa está mais para especulação”.
O superintendente da SMTT sustenta que qualquer aumento seja feito só a partir de 1º de março. “Essa foi a data que a Justiça estipulou como data-base do reajuste. Mas mesmo assim, ainda temos que concluir a nossa planilha técnica e discutir o tema com a Transpal no Conselho Municipal de Transporte”.
“E se houver aumento agora, não terá após a licitação do transporte. O que defendemos é que seja mantida essa data de 1º de março ou que os reajustes ocorram somente após um ano da assinatura do contrato”, completa Tácio Melo.
Licitação do transporte pode sair entre março e abril
Se tudo ocorrer conforme o planejado pela SMTT, a licitação do transporte público de Maceió deve sair entre março e abril desse ano.
O superintendente da SMTT Tácio Melo disse à equipe da Tribuna Independente que o processo está parado apenas por causa da pesquisa de origem/destino que ficou sob a responsabilidade do Governo do Estado. “Eu vi a pesquisa. Ela já está pronta. Mas como o governo Téo não pagou a Caixa Econômica Federal, ela ainda não é do Estado. Estamos cobrando do novo Governo que encaminhe esse trâmite para podermos dar prosseguimento ao planejado”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas