Trânsito vai passar por mudanças.

CAROLINE LOPES

A região da Praça Kazuo Kimura, mais conhecida como rotatória do Habib’s, na Nova Mogilar, receberá semáforos ainda neste semestre. A informação foi dada pelo secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, ontem de manhã na Câmara, onde ele prestou contas à Comissão de Transportes e Segurança Pública, presidida pelo vereador Expedito Ubiratan Tobias (PR). Também participou do encontro a legisladora Emilia Leticia Rossi Rodrigues (PT do B), que integra a Comissão.

“Não posso ainda afirmar quando, mas será dentro deste semestre. Temos que garantir fluidez com segurança. Estamos estudando os pontos exatos onde os equipamentos serão instalados, mas a intenção é favorecer os pedestres”. Há anos a população reclama das más condições do trânsito no local, que conta com intensa circulação de pessoas a pé por causa do Mogi Shopping, da Universidade Mogi das Cruzes e da Rodoviária, entre outros estabelecimentos. O problema na Região tende a se agravar porque está cotada para ser instalada no supermercado D’avó, ainda no segundo semestre deste ano, uma unidade do Poupatempo.

Na ocasião, o secretário disse também que, quando o novo terminal rodoviário do Centro iniciar a operação, o que deve acontecer em 1º de maio, haverá uma mudança na sincronia dos semáforos nos arredores da unidade, que está em fase final de construção na área ocupada anteriormente pela empresa NGK, na Rua Professor Flaviano de Mello. “Vamos estudar uma adequação semafórica que vai ser implantada em vias como Avenida Governador Adhemar de Barros, a própria Flaviano e a Sebastião Furlan, entre outras.

Nakaharada explicou que, também em maio, os ônibus, tanto da Transcel como da Princesa do Norte – que iniciará a operação no Município daqui a dois meses – terão de contar com controle por sistema de GPS. “Isso vai facilitar a fiscalização. Vai ser mais fácil, até mesmo para as próprias concessionárias, administrar os horários e excesso de velocidade, por exemplo”.

Sem mencionar prazos ou valores de investimentos, o profissional também prometeu instalar 100 novas coberturas de ônibus no Município. “Nosso problema é o vandalismo. Estamos tentando fechar modelos que, além de baratos, possam ser mais resistentes. Ainda não temos um prazo para abrir a licitação, mas posso adiantar que será em breve”.

Também sem detalhar, Nakaharada contou que, por aproximadamente R$ 100 mil, foi contratada uma empresa especializada em transporte coletivo que apontou várias mudanças necessárias à prestação de serviço na Cidade. Opinaram sobre as alterações profissionais ligados à Pasta e as próprias concessionárias. “Agora estamos numa fase final, de refinamento deste estudo. Sabemos que vamos precisar fazer modificações nos corredores de ônibus do Shangai, mas os detalhes ainda estão em análise”.

Embora tenha dispensado vários elogios a Nakaharada, Tobias não ficou satisfeito com a resposta dada pelo profissional sobre a superlotação dos coletivos em horários de pico. Quando questionado sobre o assunto, Nakaharada deu a entender que este é um problema sem solução. “É um fenômeno que acontece em qualquer concentração urbana”. Tobias discordou e disse que vai procurar o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM). “A população merece um transporte confortável. E a solução, ao meu ver, é bem simples: colocar mais ônibus”.

Tobias denunciou que nos arredores da Julio Simões, funcionários da empresa, do mesmo grupo da concessionária Transcel, estariam ocupando assentos em detrimento dos usuários que pagam passagens. “Não é justo eles ocuparem o lugar de quem pagou”. Nakaharada assegurou que investigará. Já Emília quer que as mães dos portadores de necessidades especiais possam, em alguns casos, usar o transporte coletivo sem pagar pelo bilhete mesmo desacompanhadas dos filhos que lhes garantem a isenção. “A mãe vai para escola levar a criança às 13 horas, por exemplo, e tem de ficar até as 17 porque não tem como pagar do bolso viagens extras todos os dias”. Nakaharada prometeu avaliar o assunto, mas alegou que há muitas fraudes no uso das carteirinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas