Tornozeleira é aposta contra crime

Do Jornal do Commercio
As tornozeleiras eletrônicas que devem começar a ser utilizadas no segundo semestre desse ano no sistema penitenciário pernambucano serão a principal arma do governo do Estado para evitar crimes como o ocorrido no último domingo, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, quando dois detentos do regime semiaberto mantiveram uma família refém.

Pelo menos essa é a esperança do novo secretário-executivo de Ressocialização, coronel Romero Ribeiro, que assumiu o cargo nessa segunda-feira (10). Segundo ele, a compra dos equipamentos já está em fase de licitação.

“Com o monitoramento eletrônico, fica mais fácil localizar os detentos do semiaberto. Além disso, o governo já faz esse acompanhamento das saídas permitidas pela Justiça com a ajuda da Polícia Militar”, afirmou o coronel, que antes de assumir a Seres era comandante do Policiamento Metropolitano.

Os dois detentos foram presos e autuados em flagrante. De acordo com a Lei de Execuções Penais, após cumprir um terço da pena, o preso tem direito a progressão de regime. No semiaberto, pode sair até 35 vezes por ano da unidade prisional.

Para o secretário, a gestão dele frente ao sistema penitenciário será marcada pela avaliação de desempenho. “É uma tendência de todo o governo, trabalhar avaliando o desempenho de todos. Além disso, começaremos um planejamento estratégico de todas as áreas da Ressocialização”, explicou.

Coronel Ribeiro assume o sistema penitenciário com a missão de finalizar os projetos iniciados por coronel Humberto Vianna, que deixou a pasta para assumir a Secretaria Nacional de Defesa Civil, em Brasília.

Além da licitação das tornozeleiras eletrônicas, a Seres tem engatilhados um complexo penitenciário com capacidade para mais de 3 mil presos – que já está em construção – e um presídio bancado pelo governo federal para jovens com mais 400 vagas.

“Também já vamos começar o curso para 500 agentes penitenciários no próximo dia 17. Em abril eles já devem começar a trabalhar”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas