Terminal e Estação terão ligação.

CAROLINE LOPES

Com a presença do presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sérgio Avelleda, o Terminal Central foi inaugurado ontem sob a promessa de integração com o transporte ferroviário. Arquitetos da estatal vistoriaram a área anteontem, dando início aos primeiros estudos para a parceria. As avaliações devem ser concluídas em 40 dias e são específicas para a interligação dos dois prédios – o Terminal – que começa a integrar as linhas de ônibus municipais, a partir de hoje (veja matéria à página 9) e a Estação Ferroviária. Avelleda afirmou claramente que há “vontade política” para estabelecer a integração tarifária, por meio da qual os valores do bilhete dos coletivos e a passagem de trem serão cobrados num mesmo cartão. Não há prazos para a união efetiva entre trens e ônibus em Mogi das Cruzes, mas o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (DEM) tem a intenção de consolida-la ainda no atual mandato, que acaba em 2012.

“Por enquanto estamos fazendo os estudos apenas para a Estação Mogi das Cruzes [que fica no Centro]. Dentro de 40 dias, teremos uma solução arquitetônica para a integração física. Em seguida, viabilizaremos o projeto e veremos como vai ficar a questão do orçamento. Esta ligação permitirá maior conforto aos usuários, que poderão economizar tempo e deixar de atravessar em ruas”, acrescentou Avelleda, sem declinar prazos ou valores para a obra.

Questionado sobre a integração tarifária entre os dois sistemas de transportes no Município, Avelleda disse que a ideia é viável. “Esta é uma negociação direta entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. O prefeito me ligou ontem [anteontem] e lançou o desafio de ligarmos este terminal à estação de trem. Não temos projetos nem orçamento, mas temos vontade política de fazermos a integração física e tarifária entre os dois sistemas”.

Bertaiolli disse que, na semana que vem, deverá abrir a licitação para a reforma do novo Terminal de Ônibus Estudantes e que a intenção é que esta área de embarque e desembarque também seja ligada à ferrovia, através da Estação que leva o mesmo nome da parada de ônibus. “Iniciamos os estudos hoje [ontem] para a integração física e tarifária, num mesmo cartão. Não será um preço único [para tomar o trem e o ônibus], mas será um cartão único. Foi um dia especial e o Governo do Estado nos trouxe boas notícias. Nossa intenção é integrar os dois terminais [Central e Estudantes] à linha da CPTM. Queremos fazer neste mandato e acho que as negociações vão avançar muito até lá [final do mandato]”.

Bertaiolli informou que espera concluir em 90 dias a desapropriação de três imóveis na Rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, sendo dois deles no entroncamento com a Avenida Governador Adhemar de Barros, para que seja construída uma segunda entrada para pedestre. Por enquanto, o acesso de quem chega caminhando será apenas pela Rua Professor Flaviano de Melo. Na esquina da Tenente com o início da Barão de Jaceguai um outro imóvel dará mais espaço à conversão dos ônibus

Segundo estimativas da Polícia Militar, cerca de mil pessoas compareceram à cerimônia de inauguração. Secretários municipais, autoridades como o ex-prefeito Junji Abe (DEM) e vereadores participaram do evento. Lideranças de bairro também prestigiaram a abertura da unidade, na qual refrigerantes e lanches foram servidos. Bertaiolli, que aniversariou sexta-feira, ganhou um “parabéns a você” do público.

Entre os destaques, figurou o diretor presidente da NGK do Brasil, Kiyohei Hayashi, que, com dificuldades com a língua portuguesa, discursou no evento. A empresa cedeu a área onde o terminal funcionará. “Foi o melhor presente que a empresa poderia dar pelos 450 anos de Mogi, que sempre colaborou com nosso crescimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas