Computadores não estavam de acordo com contrato, diz o órgão; ainda cabe recurso
Do R7
O TCU (Tribunal de Contas da União) multou o ex-pró-reitor da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) por irregularidades na compra de 400 notebooks para a instituição.
Ele terá de pagar R$ 20 mil e o ex-pregoeiro da universidade, R$ 15 mil, após terem sido encontrados problemas na licitação dos computadores. Ainda cabe recurso na decisão.
O laudo da investigação do tribunal apurou que houve mudanças no edital do pregão sem a divulgação necessária, e que o tempo para envio da documentação das empresas concorrentes foi insuficiente.
Além disso, os computadores entregues pela empresa vencedora não estavam de acordo com as especificações exigidas. Entretanto, a Unirio pagou por eles conforme o combinado em contrato.
Segundo a decisão do TCU, a faculdade terá de fazer um levantamento de preços dos computadores, das licenças de software e prejuízos da universidade para colocar os notebooks em condições de uso.
A Unirio foi procurada pelo R7, mas afirmou bo início da tarde desta segunda-feira (29) não ter sido notificada da decisão. Até as 18h, a faculdade não havia se manifestado sobre o assunto.