Após determinar a a suspensão da construção da Barragem de Castelo, localizada no município de Juazeiro do Piauí, O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou uma nova licitação que deve acontecer no dia 29 de novembro deste ano, às 10h, no Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), no valor de R$ 370 milhões.
O aviso foi publicado no Diário Oficial do Piauí lançando o novo edital. O primeiro é ainda de 2013, no governo Wilson Martins, e estava orçada em R$ 330 milhões, e parte seria paga pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O deputado Antônio Felix, que solicitou a audiência pública que garantiu o reinício do processo, havia falado da importância da obra. “A barragem garantirá o abastecimento de água de Campo Maior e de Castelo do Piauí, bem como de outros municípios da região Norte”.
A barragem terá capacidade de 2,6 milhões de metros cúbicos, e vai represar as águas do rio Poty. Ela também vai gerar 40 KW de energia e o seu reservatório vai prevenir enchentes nos municípios na região.