Tabuleiros Litorâneos: governo fará licitação para 311 lotes.

O governo federal fará licitação para mais 311 lotes nos Tabuleiros Litorâneos que fica localizado em Parnaíba (PI).

Enquanto os Platôs de Guadalupe amargam suspeitas de desvio de recursos, o Governo Federal prepara a conclusão da segunda etapa da implantação dos Tabuleiros Litorâneos, pólo produtivo irrigado com destaque para a agricultura orgânica. A previsão é de que em maio seja lançado edital para licitação de mais 311 lotes no perímetro irrigado.

Localizado nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, os Tabuleiros Litorâneos já gerou 1,2 mil empregos diretos/mês e, com essa nova etapa, a estimativa é de cerca de 90 mil pessoas sejam beneficiadas. Atualmente 85 irrigantes estão assentados fortalecendo a fruticultura no Piauí, com destaque para a goiaba, acerola, coco, melancia e caju.

O responsável pela a execução fica por conta do DNOCS que completou 100 anos de prestação de serviço na construção do semiarido brasileiro e em especial no Piaui.

Sua pedra fundamental foi lançada em 1986, pelo então presidente da República José Sarney e um ano depois começou a ser construído. “Os critérios para as pessoas receberem os lotes nos Tabuleiros Litorâneos eram grau de pobreza, maior número de filhos e praticar agricultura de subsistência”, afirma o vicepresidente da Cooperativa dos
Produtores Orgânicos dos Tabuleiros Litorâneos do Piauí, Elias Cândido.

Pessoas como o contador Ricardo Cunha, que depois de enfrentar as dificuldades econômicas geradas pela crise em seu trabalho na área de construção civil na Flórida (EUA) resolveu investir na plantação de acerola orgânica em três hectares nos Tabuleiros Litorâneos.

Certificada como orgânica (livre de agrotóxicos) parte da produção é exportada para outros países. A acerola, por exemplo, é transformada em pó e comercializada com a China e Estados Unidos. A fruta, rica em vitamina C, é utilizada na composição de suplementos alimentares.

Através do Plano de Aceleração do Crescimento-PAC estão sendo investidos no perímetro irrigado cerca de R$ 188 milhões.

Edição: José Wilson | Fonte: Vooz com informações do Ministério da Integração e Wesslley Sales/Acessepiaui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas