Sorocaba vê irregularidades e cancela contrato com empresa que recolhe lixo hospitalar

Segunda colocada na licitação assume o serviço a partir desta quarta-feira

A Prefeitura de Sorocaba decidiu na manhã desta terça-feira rescindir o contrato com a Transpolix Ambiental Serviços de Limpeza Pública e Privada Ltda., responsável pela coleta de resíduos hospitalares na cidade desde o início do ano. A decisão foi tomada em razão de a empresa ter descumprido com uma série de obrigações legais previstas em contrato.

A partir desta quarta-feira, o serviço será realizado pela Contemar Ambiental Comércio de Containers Ltda. A empresa foi a segunda colocada no processo licitatório, priorizando o atendimento aos maiores geradores.

O contrato com a Transpolix foi assinado em dezembro de 2009 e a empresa começou a operar em janeiro deste ano. Ela era responsável pela coleta do lixo de unidades públicas e particulares de saúde e pelo transporte do material para esterilização, tratamento e disposição em local com licenciamento ambiental adequado.

Desde então, a Secretaria da Administração já havia advertido a empresa e lhe aplicado três multas, que somam cerca de R$ 300 mil, em razão de irregularidades observadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana. Entre as irregularidades estavam a falta da apresentação de um plano de segurança médica aos trabalhadores, paralisação de 100% das atividades por uma greve dos empregados no início do mês e a autuação feita pela Polícia Rodoviária de um caminhão por inadequação no tratamento do material recolhido.

De acordo com o secretário da Administração, Rodrigo Moreno, a decisão foi tomada pelo fato da coleta de lixo hospitalar ser um serviço essencial à cidade e da série de irregularidades notificadas à empresa em pouco mais de 60 dias do contrato em vigência. “A Contemar assumirá o recolhimento dos resíduos por ter sido a segunda colocada no processo licitatório e, conforme prevê a Lei de Licitações nº 8.666, passando a receber os valores que vinham sendo cobrados pela primeira colocada – cerca de R$ 972 mil, por 12 meses de contrato”, explicou Moreno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas