Sob risco da Ficha Limpa, ex-ministro de Collor desiste da vida política

Ministro da Saúde da era Collor, o deputado federal Alceni Guerra (DEM-PR) desistiu da carreira política. “Estou satisfeito com o que fiz”, diz. Chegou a registrar a candidatura à reeleição no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná, mas renunciou da disputa antes de ter o registro analisado pela Justiça.

Se prosseguisse, corria o risco de ser cassado pelo tribunal com base na Lei da Ficha Limpa. Colocou o filho para concorrer no seu lugar.

A pedido do Ministério Público Eleitoral, a candidatura de Guerra havia sido impugnada antes de ele renunciar. Ele responde a ação penal no STF (Supremo Tribunal Federal) sob a acusação de fraudes em uma licitação feita quando ele era prefeito de Pato Branco (PR).

Em 1998, segundo o Ministério Público, a prefeitura da cidade assinou com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná uma obra de pavimentação com superfaturamento de 57%. O deputado nega que tenha cometido irregularidades: “Não tive uma conta rejeitada em toda minha vida”.

O político argumenta que a impugnação foi pedida em razão da falta de alguns documentos para o registro eleitoral e que o processo relativo à sua administração em Pato Branco é por conta de desentendimentos com “um promotor”. “Não tem relação nenhuma com o Ficha Limpa o fato de eu ter desistido. Votei a favor da lei, acho que é necessária”.

Ele argumenta que, por ter assumido a liderança da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, tem faltado tempo para se dedicar à campanha e por isso desistiu de concorrer. “Meu filho Pedro [Guerra (DEM-PR)] está em campanha e, modéstia à parte, é melhor que o pai. É a primeira eleição que concorre e tem 29 anos –a mesma idade em que eu comecei”.

Em 1991 Guerra renunciou ao cargo de ministro da Saúde ao ser envolvido no chamado escândalo das bicicletas, em que bicicletas teriam sido compradas com superfaturamento. Após investigações da Justiça Federal, o político foi considerado inocente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas