Sistema terá novos terminais

Vinícius Carvalho

O sistema atual opera com 259 veículos de tipologia variada em 71 linhas. A média de público é de 125 mil passageiros por dia, de acordo com levantamento feito em junho de 2010 pela Setran.

O horário de pico, com 18.931 passageiros, é entre as 06h45 e 07h44. Com 14.955 passageiros, o segundo horário de pico é entre as 16h45 e 18h15. No início da operação, a empresa concessionária vencedora da licitação deverá ter 80% da frota acessível para deficientes físicos, considerando os carros na ativa e na reserva.

Entre as diretrizes para a melhoria do sistema, a Setran estabelece a criação de mais dois terminais em bairros. Um deles seria o Terminal Morangueira, na Praça Altino Cardoso, no cruzamento entre as avenidas Morangueira e Kakogawa.

O local foi escolhido pela grande concentração de linhas e demanda de passageiros. O Terminal Morangueira seria alimentado por linhas que atendem a zona norte de Maringá.

Outro ponto de alimentação seria o Terminal Tuiuti, a ser construído entre as avenidas Tuiuti e Jinroku Kubota, no Jardim Pinheiro. O terminal seria alimentado pelos bairros próximos ao Conjunto Requião, responsável por boa parte da demanda de passageiros.

Algumas vias foram eleitas para receber faixas prioritárias ou corredores. Deverão ganhar corretores para ônibus as avenidas Brasil, Tuiuti, Morangueira e São Paulo. Faixas prioritárias deverão ser reservadas nas avenidas Guaiapó, Duque de Caxias, Herval, Paraná e Joubert de Carvalho.

Os corredores não seguem o padrão de Curitiba, onde há canaletas separadas fisicamente do restante da pista. “Achamos esse modelo muito agressivo. Vamos seguir o modelo de Uberlândia, em que a faixa da esquerda é preferencial para ônibus”, afirma Menegazzo. “As pessoas acabam não invadindo essa faixa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas