Sistema de radares será integrado com GM e BRT

Sistema de radares será integrado com GM e BRT
As 50 câmeras serão interligadas com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal
© Fabiano Maia

Os radares estarão de volta às ruas de Jundiaí em 2016. O Termo de Referência que precede a licitação está em fase final e, se tudo ocorrer como o previsto, o edital deve ser lançado em janeiro próximo, segundo informou o secretário de Transportes da cidade, Wilson Folgozi. “Uma licitação complexa como a que vamos lançar sempre pode atrasar por uma série de fatores”, ressaltou.
De acordo com Folgozi, a demora na finalização do processo ocorre porque há uma mudança na estratégia da secretaria em relação aos radares. “Nosso objetivo é ter um sistema mais completo de gestão e gerenciamento de tráfego, e não simplesmente câmeras para multar. A tecnologia já existe e vem sendo usada em outras cidades, mas a complexidade do sistema torna o edital mais complicado de fazer”, afirmou.
Segundo o titular da pasta, o sistema que será implantado em Jundiaí contém “avanços importantes” em relação ao anterior. Ele explica que, ao todo, serão 50 câmeras (número menor do que as 85 que existiam anteriormente), todas interligadas com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal e, futuramente, com o Centro de Controle que será instalado para o Transporte Rápido por Ônibus (BRT, sigla para Bus Rapid Transit).
“Os radares serão instalados em pontos não cobertos pelo CCO da GM. A ‘troca’ de imagens entre o sistema novo e o CCO vai permitir, por exemplo, direcionar o posicionamento dos agentes de trânsito, informar os motoristas, em tempo real, sobre pontos de congestionamento e rotas alternativas, entre outras facilidades”, disse.

Outra funcionalidade prevista está ligada aos semáforos em cruzamentos importantes da cidade. “Teremos um sistema inteligente de controle que vai nos permitir alterar o tempo de mudança nos semáforos e, também, reprogramá-los durante o dia de acordo com a necessidade”, completou Folgozi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas