SESP inicia instalação de fibra ótica em Boa Vista

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP) vem realizando a modernização de suas técnicas de atendimento ao público. O Programa Segurança Digital, que está em sua segunda fase, possibilitará a instalação, em 150 dias, de aproximadamente 80 quilômetros de fibra ótica na Capital, interligando em forma de um “anel”, várias instituições do Sistema de Segurança Pública. Ainda nesta fase, serão instaladas as câmeras de monitoramento.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho, atualmente os órgãos de Segurança Pública de Roraima utilizam um sistema ultrapassado e deficiente para transmissão dos dados entre suas unidades funcionais espalhadas por Boa Vista.

Disse também que não há qualquer sistema para transmissão de dados entre a capital e o interior do Estado, o que compromete sensivelmente a troca de informações entre os diversos órgãos de Segurança Pública. Falou que a capacidade de transmissão é altamente restrita e, muitas unidades sequer possuem qualquer sistema para transmissão de dados, situação verificada mesmo na capital.

Ainda segundo o secretário, outro aspecto a ser considerado é que atualmente não há qualquer serviço de monitoramento por câmera de vídeo, seja digital ou analógico, das ruas e avenidas de qualquer cidade do Estado de Roraima, com exceção de quatro câmeras móveis, que não suprem à necessidade.

“O projeto Segurança Digital está inserido no Plano de Governo do Estado e, após ser totalmente executado, possibilitará a implantação do monitoramento das ruas e avenidas de Boa Vista, propiciando a redução de delitos nessas áreas, bem como contribuindo para a elucidação de atos criminosos. Serão aproximadamente 80 câmeras instaladas nos mais diversos pontos da cidade, em especial os considerados críticos”, disse.

Segundo o secretário, as câmeras potencializarão a ação policial, tendo em vista que o policial mais próximo será acionado imediatamente, pelos operadores da central de monitoramento, assim que estes observarem um indivíduo cometendo um delito, proporcionando maior agilidade e eficiência na repressão da criminalidade.

Digital
Ainda segundo Eliéser Monteiro, em razão das soluções tecnológicas existentes no mercado, a implantação da solução de transmissão de dados ocorrerá em três etapas: A 1ª é a implantação de uma rede de transmissão de dados por rádio frequência (wireless) ponto-multiponto na capital, que já está conclusa; a 2ª é a implantação da rede de fibra ótica e do monitoramento por câmeras da cidade, que está se iniciando; e, 3ª é a implantação de uma rede de transmissão de dados por rádio frequência (wireless) ponto a ponto entre a capital do estado e as unidades localizadas no interior.

“Quando da implantação da fibra ótica em Boa Vista, nossa meta é incluir a Companhia Energética de Roraima e a Eletrobrás, pois no futuro pretendemos expandir a transmissão de dados para as delegacias do Interior via rede de transmissão de energia”, explica.

O Programa Segurança Digital, segundo Eliéser Monteiro é extremamente técnico, necessita de profissionais capacitados e demanda muito tempo.

Resultados
O secretário destacou que o programa vai disponibilizar um link confiável de alta capacidade e expansibilidade para transferência de dados entre as diversas unidades dos órgãos que compõe o Sistema de Segurança Pública do Estado, com ênfase para os locais que necessitem transmitir um volume elevado de dados, como as unidades da Polícia Judiciária, a Sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Academia de Polícia Integrada, Cadeia Pública de Boa Vista, Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (Smtran) e os Comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além de um link desses órgãos com o Poder Judiciário e o Ministério Público. Estuda-se a possibilidade de se expandir esses links para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Além disso, implantar uma solução de monitoramento eletrônico da cidade de Boa Vista, por meio de câmeras de vídeo digitais, com o objetivo de reduzir a incidência criminal nos locais abrangidos pelo projeto; implantar monitoramento institucional das unidades que compõem o Sistema de Segurança Pública; implantar telefonia IP (VoIP) no Sistema de Segurança Pública; estruturar a rede lógica e elétrica das unidades policiais pertencentes aos Órgãos de Segurança Pública, bem como configurar os ativos e demais equipamentos pertencentes à rede lógica do Sistema; implantar o registro biométrico para controle de acesso e presença nas unidades policias pertencentes aos Órgãos de Segurança Pública e capacitar os profissionais de Segurança Pública para que possam atualizar e manter os sistemas implantados.

“Precisamos modernizar o Sistema de Segurança Pública do Estado e adotarmos definitivamente as tecnologias que têm sido utilizadas em outros centros do País para o enfrentamento da criminalidade. O Governo do Estado tem trabalhado para que possamos avançar nesta área e possibilitar melhorias para toda a sociedade, pois a tecnologia será uma grande aliada da Segurança Pública no combate e redução da criminalidade”, disse.

Segundo o secretário foi aberta no dia 03 de janeiro uma licitação para contratação da empresa responsável para a implantação das câmeras de vídeos. No entanto a licitação restou fracassada, pois os fornecedores apresentaram preços superiores aos estimados pela administração pública devendo, portanto, a licitação ser repetida em breve por meio de pregão eletrônico, o que possibilitará a participação maior de empresas e consequentemente preços menores.

SINIVEM
Segundo Eliéser Monteiro houve licitação para implantação do Sistema Nacional de Veículos em Movimento – Sinivem –, inserido no Programa Segurança Digital, que vai monitorar as saídas de Roraima por Manaus, Bonfim (fronteira com a Guiana Inglesa) e Pacaraima (fronteira com a Venezuela). A empresa está sendo contratada até o final deste mês, devendo a solução estar em funcionamento num prazo estimado de 90 dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas