Sem edital, obras na BR-280 não tem previsão para começar

Alterações feitas no texto devem ser aprovadas durante reunião no próximo dia 11; nova data atrasará ainda mais o cronograma.

Débora Volpi

Mais uma vez, o processo de licitação da empresa que executará as obras de duplicação da BR 280 é alvo de atrasos.
O lançamento do edital, que aconteceria em 21 de dezembro, deve ficar para o próximo mês, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com mais este atraso, o início das obras, que era previsto para fevereiro deste ano, também será adiado e não tem data para sair do papel.

Segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, os técnicos do Dnit trabalham na revisão e alteração do texto do edital, já que as duas empresas interessadas em concorrer no processo apresentaram impugnação ao documento anterior. As empreiteiras Ivaí, de Curitiba (PR), e Torc, de Belo Horizonte (MG), alegam divergências nos valores apresentados na planilha orçamentária do edital. Os cerca de R$ 955 milhões previstos, estariam abaixo do custo da obra, inviabilizando a execução do projeto.

Agora, o texto alterado será revisto durante reunião do conselho do colegiado do Dnit, que acontece sempre às terças-feiras, em Brasília. A previsão é de que a duplicação da 280 esteja na pauta do encontro já no próximo dia 11.

Caso o conselho aprove o novo edital, a expectativa é para a nova publicação no Diário Oficial da União, e posteriormente, abertura da licitação junto às empresas interessadas. Depois de lançado o processo licitatório, as empresas contam com um prazo de 30 dias para apresentarem a documentação solicitada no edital.

A concorrência projetará a duplicação do trecho que liga os municípios de Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, facilitando o escoamento das mercadorias produzidas no Vale e também o tráfego de turistas na região. Serão 73,9 quilômetros de obras, 37 viadutos, quatro pontes, R$ 955 milhões em investimentos e mais de 1,5 mil trabalhadores diretos envolvidos. A obra é aguardada pela comunidade há pelo menos 15 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas