Seduce garante que vai inaugurar novas escolas no Entorno do DF em 2016

Em hangout com dois alunos da rede pública, secretária Raquel Teixeira disse que pelos menos oito colégios serão abertos até o final do primeiro semestre

Seduce garante que vai inaugurar novas escolas no Entorno do DF em 2016
Secretária Raquel Teixeira disse que pelo menos oito escolas serão entregues no Entorno do DF até o final do primeiro semestre | Foto: Mônica Salvador

A secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, informou na tarde desta quarta-feira (22/3) que a inauguração de pelo menos oito escolas no Entorno do Distrito Federal (DF) acontecerá até o fim do primeiro semestre de 2016.

A novidade foi anunciada durante bate-papo com internautas (hangout), que contou com a participação de dois alunos da rede pública: uma aprovada no vestibular da Universidade de Brasília (UnB) e outro que acabou de ingressar no Ensino Médio.

Essa foi a terceira edição do hangout #AEducaçãoEsclarece, promovido pela Seduce. Durante 25 minutos, Raquel conversou com os alunos sobre a trajetória deles em escolas públicas, expôs estatísticas de todos aprovados nos últimos vestibulares e ainda falou da reformulação pela qual passará o Ensino Médio no país, com a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ronald Gabriel e Heloísa Azevedo, de Luziânia, foram os convidados que dividiram espaço com a secretária durante o bate-papo. A jovem, que foi aprovada em Química na UnB, estudou toda a sua vida na rede pública de ensino. “Minha escola era em tempo integral, eu ficava o dia inteiro estudando. Dão uma base muito boa para a nossa preparação”, elogiou.

Raquel parabenizou Heloísa pelo ingresso na universidade e destacou os números da Seduce em 2015. De acordo com ela, dos 47 mil alunos concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino, 22 mil foram aprovados no vestibular.

“Cerca de 43% de aprovados é um índice muito bom, estamos orgulhosos do nosso sistema, estamos avançando. A Heloísa faz parte dos 5% que conseguiram vaga em universidades públicas”, disse a secretária.

Já Robert afirmou estar confiante com os estudos. Ele sonha em cursar História e disse que a escola onde estuda oferece suporte. “Conto com ajuda dos professores, aulas mais diversificadas e voltadas para o aprendizado. Mas também queria que fizessem aulas que prendessem mais a atenção do aluno”, sugeriu.

A titular da pasta considerou pertinente a sugestão de Robert, fazendo questão de anotar.  Ela comentou que a educação brasileira está passando por profundas mudanças.

“Goiás tem sido o Estado mais atuante na contribuição para a BNCC. Brasil é o único lugar no mundo onde o aluno precisa fazer 15 disciplinas obrigatórias. Estamos lutando por um Ensino Médio mais flexível”, disse Raquel.

Perguntas

A secretária também respondeu a perguntas enviadas pelas redes sociais com a hashtag #AEducaçãoEsclarece. Um dos questionamentos fala sobre a cobertura de quadras esportivas na região do Entorno.

“Quando assumi, ano passado, tinham várias construções emperradas, agora está quase tudo praticamente regularizado. Vamos fazer licitação de 30 novas quadras cobertas (no Entorno) e até junho devemos inaugurar oito escolas.”

Raquel voltou a ser questionada sobre a situação dos professores com a implantação da gestão compartilhada com as Organizações Sociais (OSs). A titular da pasta comentou que a escola ganhará com a nova forma de contratação de professores, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

“Concurso vai acontecer em algum momento, mas enquanto isso vamos criar um regime celetista melhor do que existe hoje, que são os contratos temporários. Podemos construir uma boa carreira celetista”, declarou Raquel.

De acordo com a Seduce, o hangout é promovido a cada 15 dias e “sempre tem como tema principal a educação”. Esta foi a terceira edição do programa, que é transmitido ao vivo pela internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas