Secretário de Infraestrutura responde a vereadores e diz que prefeitura vai aperfeiçoar serviços

Segunda, 16 de Março de 2015 – 18:10
Fonte: Capital-MS
Foto: Da Assessoria

A nossa maior disposição é acharmos um novo modelo de oferecer ao campo-grandense mais segurança no trânsito.
A nossa maior disposição é acharmos um novo modelo de oferecer ao campo-grandense mais segurança no trânsito.

O secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Valtemir de Brito (Kako), voltou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (16) para responder questionamentos dos vereadores sobre os serviços de correção da malha viária da capital e voltou a garantir que é interesse do município “aperfeiçoar os serviços” e aumentar o programa de recapeamento de vias.
O prefeito Gilmar Olarte determinou que fossem aumentados os investimentos em recape de ruas e avenidas e nós vamos realizar nova licitação de serviços de manutenção de vias pavimentadas prevendo a possibilidade de recapeamento para dar fim a sequência de buracos tapados numa mesma via”, garantiu Brito.
Na reunião aberta realizada no plenário Edroim Reverdito, o secretário lembrou que apesar do nome feio, o serviço de Tapa-Buracos é a forma técnica, aprovada e reconhecida como a melhor maneira de recuperar pavimentos flexíveis, no caso o asfalto.
Ele lembrou que todos os contratos e o sistema vigente vêm desde meados de 2010 e foi herdado pela atual administração. “Nós não inventamos nada, não licitamos nada e nada temos a esconder. Tanto isso é verdade que pela primeira vez estão nesta Casa as cópias de todos os contratos desde 2010”, ressaltou o secretário.
Kako assinalou que Campo Grande está com a sua malha viária pavimentada extremamente danificada, com a vida útil bem além do aceitável, razão pela qual desde o início da gestão o prefeito Gilmar Olarte determinou que buscássemos fontes de recursos para ampliar o recapeamento e, consequentemente, reduzir a área de recuperação e os gastos com o Tapa-Buracos. Tanto isso é verdade que o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) está liberando US$ 70 milhões para mais de 80 km de recapeamento, além das obras do PAC Mobilidade”, explicou.
O titular da Seintrha reconhece que um dos maiores problemas do serviço de Tapa-Buracos é a fiscalização: como saber se ali onde foi tapado havia mesmo um buraco? Essa é a grande dúvida, não só de Campo Grande como de outras Capitais. Assim que surgiu a notícia do dito “buraco fantasma” – depois negado pelos laudos técnicos, a Prefeitura tomou duas providências: capacitou rapidamente estagiários de engenharia civil para acompanharem “in loco” capa equipe na realização dos serviços, atestando cada buraco tapado e iniciou estudos para a definição de um novo termo de referência para realizar um modelo atualizado de licitação de recuperação do asfalto. Desta vez incluindo equipamentos mais modernos, como caçamba térmica; criando a possibilidade de recapeamento dos trechos mais críticos para evitar a repetição do serviço no mesmo lugar e aprimorando ainda mais o formato da fiscalização.
O secretário foi muito enfático ao dizer que a Prefeitura “não tem nenhum interesse de proteger empresa relapsa ou mesmo ser responsável por serviços de má qualidade técnica. Por isso estamos buscando aperfeiçoar um serviço que, infelizmente, ainda é necessário na nossa Capital – basta andar nas ruas para verificar o quanto nosso asfalto está deteriorado”.
O convite para uma parceria com a Câmara Municipal “para discutirmos a nova modalidade de licitação de Tapa-Buracos, corrigindo os problemas que existirem no novo modelo de edital”, foi feito pelo secretário, que incentivou os vereadores a “olharmos para a frente e melhorar as vias públicas da nossa cidade com uma nova forma de recuperação de pavimento”.
“Vamos esclarecer esse assunto quantas vezes forem necessárias mas a nossa maior disposição é acharmos um novo modelo de oferecer ao campo-grandense mais segurança no trânsito que mata e fere tantas vidas todo o ano”, assinalou Kako Brito.

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