Secopa abre licitação do Centro de Treinamento em VG

COTs já têm uso definido após a realização do Mundial de Futebol, em 2014
Três Centros Oficiais de Treinamento (COTs) serão construídos em Cuiabá e Várzea Grande, visando à Copa do Mundo de 2014.
Com previsão de entrega para junho de 2013, os COTs fazem parte da lista de exigências da Fifa, que fixa um tempo máximo de deslocamento de 20 minutos entre os centros e o estádio de futebol, que, nesse caso, se trata da Arena Pantanal, em construção no bairro Verdão, em Cuiabá.
Várzea Grande contará com um COT, na Barra do Pari, cujo projeto está orçado em aproximadamente R$ 25,8 milhões. Uma licitação já havia sido feita, em junho, para construção do centro, mas fracassou após a única empresa concorrente no processo ser desclassificada.
Nesta semana, a Secopa já retomou o processo licitatório e prepara um novo edital para escolha da empresa que será responsável pela construção da unidade.
Outras duas unidades serão erguidas na Capital, uma na Universidade Federal de Mato Grosso, no Coxipó, e outra no bairro Morada da Serra, próximo ao Centro Político Administrativo (CPA).
Ambos os projetos ainda estão em fase de execução, mas, de acordo com a Secopa, não há riscos de não estarem prontos até o Mundial, por não demandarem muito tempo para construção. A expectativa é de que essas duas obras sejam licitadas ainda neste segundo semestre.
Estrutura
Segundo o projeto já montado, o COT Barra do Pari terá 52 mil m² e terá capacidade para abrigar três mil torcedores. O centro contará com salas de imprensa, cabines transmissão, vestiários, estacionamento, camarotes, longe, salas de musculação e fisioterapia, alojamentos, lavanderia, cozinha, refeitório e restaurante.
A distância desse COT até à Arena Pantanal será de 2,7 km. Depois da Copa, o centro funcionará como um estádio para Várzea Grande, que atualmente não possui um.
O COT da UFMT terá uma capacidade menor, para 1,5 mil torcedores. O projeto visa revitalizar a área esportiva do campus, frequentado pela comunidade acadêmica e moradores dos bairros próximos, para que sirva de espaço para práticas esportivas da população após a realização do Mundial.
O projeto desse COT prevê a construção de uma pista oficial de atletismo, com padrão internacional.
Já o COT do CPA terá capacidade para 1,6 mil torcedores, devendo ser utilizado, ao final da Copa de 2014, como centro de ensino e treinamento do Corpo de Bombeiros.
Lista da Fifa
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Organizador Local divulgaram, nesta semana, uma relação de 54 locais em 14 estados do país, que fazem parte da primeira lista dos Centros de Treinamentos de Seleção (CTS). A ausência de Cuiabá entre as selecionadas foi questionada, uma vez que a cidade é uma das sedes da Copa de 2014.
A assessoria da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) explicou que o pedido para servir de base para uma seleção deve partir da rede hoteleira, uma vez que os CTS servirão como base de uma seleção durante o Mundial, se resumindo a um hotel oficial, que também deverá oferecer um campo de treinamento.
Em Mato Grosso, conforme salientou a pasta, serão construídos Centros Oficiais de Treinamento (COTs), que são diferentes dos CTS tanto em projeto quanto em finalidade. No caso dos CTS, cabe à empresa privada se candidatar, oferecendo a sua estrutura para hospedagem e treinamento de uma das seleções que participará da Copa de 2014.
Já os COTs que serão construídos na Capital e em Várzea Grande funcionarão apenas como locais de treinamento, não tendo seu uso ou espaço vinculado à rede hoteleira, podendo ser usados, após o evento mundial, pela sociedade, para eventos esportivos ou pela comunidade.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas