Secitece irá instalar micro usina fotovoltaica no CTTC

Secitece irá instalar micro usina fotovoltaica no CTTC

Uma alternativa que tem ganho cada vez mais espaço na matriz energética mundial, a energia solar ganha novo reforço no Ceará com a instalação de uma micro usina solar fotovoltaica de 75 kWp no Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC).

O objetivo da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) é elevar o nível de eficiência energética, a partir de uma energia 100% limpa e renovável. O projeto está sendo conduzido pela Coordenadora de Educação Profissional da Secitece (CEPRO).

O CTTC está instalado no semiárido nordestino, com média anual de radiação solar avaliada entre 5.700 e 5.900 Wh/m² por dia. “Essa é uma região extremamente sustentável para conversão da energia solar em eletricidade. Temos certeza que a instalação da micro usina irá contribuir com a redução das perdas energéticas e na distribuição primária da Coelce, reduzindo o consumo”, avalia Neyla Meneses, coordenadora da CEPRO.
A micro usina deverá ser instalada na cobertura das edificações dos laboratórios de Construção Civil, Eletromecânica e Petroquímica, cada um com capacidade de 25 kWp, em conformidade com os requisitos técnicos da qualidade para o nível de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos (RTQ), estabelecidos pela portaria nº 372, de 17 de setembro de 2010, do Inmetro/MDIC.
Licitação
A Secitece irá abrir, em breve, licitação entre as empresas interessadas em instalar e administrar o equipamento. Os recursos serão do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e Secitece.
Cerca de 30 pessoas, representantes de empresas e instituições ligadas à área energética, participaram nesta semana, de oficina no auditório da Secitece para conhecer mais detalhes do projeto e a disposição da Secretaria em instalar energias alternativas.
O professor Epitácio Nascimento Filho (Nutec), mestre em Engenharia de Controle e Automação Industrial e responsável pelo projeto técnico da micro usina conduziu a apresentação.
O evento contou com a participação do secretário adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; do presidente do Nutec, Francisco Magalhães, do vice-presidente do Sindienergia, Benildo Aguiar e do diretor do campus IFCE Caucaia, Marcel Ribeiro Mendonça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas