Saúde repõe estoques.

O almoxarifado central da Secretaria de Saúde está repleto de materiais médico-hospitalares e medicamentos que serão distribuídos para hospitais e centros de saúde. “Tudo foi adquirido dentro da lei, com a preocupação de gastar da melhor maneira possível os recursos públicos”, afirma a secretária de Saúde, Fabíola de Aguiar Nunes.

Fabíola destacou a preocupação em deixar a rede pública abastecida para o próximo governo, além de tornar transparente todo o processo de compra. A gestão atual adotou procedimentos para reduzir os gastos e assegurar a reposição imediata de medicamentos e material de consumo. Antes, 90% das compras eram feitas de emergência, sempre com preços muito elevados. Agora a Secretaria de Saúde compra os produtos por meio de pregões, outra modalidade de licitação, sempre respeitando a Lei 8666 e buscando o preço mais baixo, o que já resultou em uma economia estimada em aproximadamente R$ 500 mil, segundo a secretária.

O trabalho foi iniciado com a elaboração de uma lista básica de materiais e medicamentos padronizados. Os itens foram selecionados entre os produtos disponíveis no mercado e na lista de medicamentos de alto custo do Ministério da Saúde. A partir deste levantamento foram feitos 72 registros de atas em licitações na modalidade de pregão, com validade de um ano, proporcionando o abastecimento imediato da rede. “Está tudo licitado legalmente por um ano. Quando for preciso repor algum item basta fazer novo registro de ata para compra imediata do material”, destaca a secretária de Saúde ao lembrar que, quando assumiu o cargo, encontrou a rede pública desabastecida, situação bem diferente da que pretende deixar para o próximo administrador.

A Secretaria de Saúde comprou 700 tipos de medicamentos padronizados, além medicamentos de alto custo e 144 itens de material médico-hospitalar como gase, atadura, luvas e álcool, num total de R$ 6 milhões e 500 mil.

Fonte: Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas