São Tomé e Príncipe: Duas zonas para exploração vão a leilão.

São Tomé – O Governo Santomense inicia esta terça-feira, em Londres, a abertura do leilão de sete blocos da zona A e B para exploração de petróleo.

A oferta de licitação, foi anunciada pelo director executivo da Agência Nacional de Petróleo, Luís Alberto Prazeres. Para este leilão já se encontra na capital britânica, uma delegação do Ministério dos Recursos Naturais e Meio Ambiente, chefiada pelo ministro Xavier Mendes. Fazem parta da delegação, o Comandante Luís Prazeres (Kapala ), ligado ao negócio da extracção dói petróleo, e outros técnicos da Agencia de São Tomé e Príncipe.

A oferta de licitação vai ser aberta no dia 2 de Março e pode estender-se até ao dia 15 de Setembro. A Zona A inclui os Blocos um, dois, três e seis, enquanto que, da Zona B, fazem parte os Blocos sete, oito e treze, exposto ao público.

A Agência Nacional de Petróleo anunciou que, no âmbito dos preparativos, com vista à realização do 1/o leilão de Blocos da Zona Económica Exclusiva, as empresas Equator Exploration e a ERHC exerceram o direito de preferência e de opção, previamente ao lançamento do leilão da Zona Económica Exclusiva. A Equator Exploration anexou o Bloco 5 (Zona A) e o Bloco 12 (Zona B), e a ERHC anexou o Bloco 4 (Zona A) e o Bloco 11 (Zona B).

Os direitos de preferência e de opção destas empresas inserem-se no quadro dos acordos celebrados com o Estado santomense, )com a ERHC em 1997 e renegociados em 2001 e 2003 e com Equator Exploration em 2001 e renegociado em 2003).Os Blocos seleccionados estão sujeitos à negociação dos contratos de partilha de produção, obedecendo rigorosamente ao programa de trabalho a ser negociado e à legislação em vigor.

Segundo o Comandante Luís Prazeres, que foi o primeiro director-geral da zona conjunta do lençol de petróleo entre São Tomé e a Nigéria em Abuja, a Agência Nacional da Petróleo de São Tomé e Príncipe, tem por finalidade, valorizar os recursos de hidrocarbonetos do país, promovendo a sua exploração de maneira sustentada e com uma grande preocupação pela preservação do meio ambiente.

IM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas