São Gonçalo pode ter ônibus para Barra.

Sonho antigo de quem mora em São Gonçalo e precisa se deslocar até a Zona Oeste do Rio, tudo indica que sairá do papel uma linha de ônibus que faça a ligação entre o município e a Barra da Tijuca. Na terça-feira, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) publicou no Diário Oficial uma portaria para a formação de um grupo que estudará o assunto. O governador Sérgio Cabral exigiu do órgão prioridade no processo. Segundo o presidente do órgão estadual, Rogério Onofre, o resultado será apresentado em 90 dias.

Em três meses, o Detro tornará pública a conclusão do estudo de viabilidade técnica para que seja aberto o processo de licitação. De acordo com levantamento do órgão, atualmente um grande número de moradores de São Gonçalo trabalha na Barra da Tijuca, e perdem até oito horas diárias somados os percursos de ida e volta.

Após a apresentação do levantamento técnico, o Detro pretende lançar o edital de licitação, nos mesmos moldes da concorrência realizada para a criação das linhas que ligam nove municípios da Baixada Fluminense à Barra da Tijuca, que já estão em circulação.

“O governador Sérgio Cabral está sensível às demandas da população e, por isso, nos solicitou prioridade na solução sobre São Gonçalo. Além do tempo que perdem, essas pessoas também têm um alto gasto com as passagens, devido às baldeações. Estamos empenhados em concluir os estudos e, comprovada a viabilidade da linha, realizaremos a concorrência o mais rápido possível”, garantiu o presidente do Detro, Rogério Onofre.

Extensão – O benefício na área de transporte também está sendo direcionado para Maricá e Itaboraí. Os dois municípios devem ganhar uma linha de ligação entre eles. O governador Sérgio Cabral também determinou ao Detro rapidez neste caso. Apesar de ainda não haver divulgação sobre o trajeto que o ônibus fará, a RJ-114 é a via mais provável.
A medida visa atender a nova demanda de passageiros gerada pela implantação do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em construção na cidade de Itaborái.

Realizado – Em junho passado, o Detro concluiu a licitação das linhas de ônibus que hoje ligam a Barra da Tijuca aos municípios de Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé.

Esta foi a primeira concorrência pública da história realizada para a permissão no setor dos transportes da Região Metropolitana com outorga remunerada para o Estado. A administração estadual arrecadou cerca de R$ 40 milhões, os quais, segundo o Detro, estão sendo revertidos em obras e melhorias voltadas para a segurança e maior fluidez no tráfego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas