Samambaia ganha Faculdade de Enfermagem.

Os 80 alunos calouros que ingressaram no processo seletivo de 2009 já foram transferidos. Os veteranos devem ir para a nova sede no próximo mês. Governador assinou decreto que cria cargos comissionados e supre demanda do corpo docente e administrativo do novo campus

BRASÍLIA [ ABN NEWS ] – A nova sede do curso superior de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) entrou em funcionamento nesta segunda-feira (5), na quadra 301 de Samambaia. Os 80 calouros que ingressaram no processo seletivo de 2009 passam a contar com mais espaço e conforto no campus fora do Plano Piloto. Já os 56 veteranos que integram a primeira turma do curso serão transferidos da sede da ESCS, na Asa Norte, em maio, quando toda a estrutura estiver pronta.

Para suprir a demanda do corpo docente e administrativo do novo espaço, o governador em exercício, Wilson Lima, assinou decreto nesta tarde autorizando a criação de cargos comissionados que farão a escola funcionar. Segundo o secretário de Saúde, Joaquim Barros, o remanejamento de servidores será feito o mais rapidamente possível para não atrapalhar o andamento do curso.

O local conta com auditório, laboratórios, biblioteca, sala de informática, espaço para professores e administração, além de salas de aulas e banheiros adaptados em um espaço de 1,2 mil m². Nos próximos dias será aberta licitação para a instalação de uma lanchonete no local. O administrador da cidade, Chicão de Assis, disse que irá finalizar obras de infraestrutura nos arredores com a construção de calçadas e instalação de iluminação pública, além de pedir aumento nas linhas de ônibus e reforço no policiamento para atender a nova demanda de alunos na região.

O curso superior de Enfermagem da ESCS tem duração de quatro anos, é gratuito e está em sua segunda turma. A nova sede foi construída para dar melhores condições de ensino e descentralizar o sistema, que estava focado no Plano Piloto. Segundo a coordenadora do curso, Leonora Teixeira, o espaço na ESCS não iria comportar o ingresso da nova turma e poderia também prejudicar os alunos não só do curso de Enfermagem, mas também de Medicina.

O curso de Enfermagem da ESCS é o segundo curso gratuito de Enfermagem do DF. O primeiro é o da Universidade de Brasília (UnB). Já está prevista a ampliação do campus de Samambaia, em uma área do GDF que fica a mil metros da atual sede. Nesse novo local deverão funcionar os cursos das áreas de fisioterapia e nutrição, entre outras.

A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma instituição pública mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs/SES/GDF) que se destaca no cenário nacional devido à metodologia inovadora que utiliza e à avaliações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/MEC). A ESCS está entre as oito melhores universidades do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas