Salles anuncia PPP para manutenção de 18 monumentos

Segundo o prefeito Carlos Grana, a parceria público-privada será uma prática intensa em diversos setores de seu governo.

Na tarde desta segunda-feira (07/01), o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT) e o secretário de Cultura, Raimundo Salles (PDT), firmaram a primeira PPP (Parceria Público-Privado) da administração, que objetiva a manutenção de 18 monumentos históricos da cidade. Também foi anunciada a criação do corpo permanente de Balé do município.
A parceria para manutenção dos monumentos foi firmada com a Associação das Empresas de Contabilidade de Santo André, presidida por Glauco Pereira da Cruz, com a prerrogativa de perdurar, inicialmente, por 12 meses.
Segundo Grana, a prefeitura não terá gastos com a iniciativa. As empresas ligadas à associação de contabilistas deve destinar R$ 18 mil mensais para a manutenção, limpeza, restauração, troca de equipamentos dos monumentos selecionados. “Todas essas medidas não têm aumento de custo, é tudo patrocinado. A prefeitura entra com o apoio técnico e estímulo para que a sociedade possa participar”, afirmou.
O repasse feito pela associação, segundo o presidente, será arrecadado junto a empresas do setor contábil. Cruz explicou que a contrapartida da entidade será poder encabeçar um projeto cultural, colaborando para o desenvolvimento da cidade. “Nós já tentamos adotar uma praça antes mas, por burocracia, não conseguimos. Se tivermos a oportunidade, participaremos de mais projetos”, destacou.
O secretário de Cultura Raimundo Salles (PDT) afirmou que outros projetos do setor devem ser firmados nos moldes da PPP. Além disso, definiu que o tripé “manutenção, recuperação e criação” de projetos culturais deve nortear a sua administração. “Não será apenas o consumo cultural, com participação de grandes artistas. Queremos valorizar a produção e os equipamentos culturais da cidade. A intenção é consolidar Santo André como um pólo de cultura regional”, explicou Salles.
Ainda de acordo com o prefeito Carlos Grana, a parceria público-privada será uma prática intensa em diversos setores de seu governo. “Não vamos deixar apenas para o poder público realizar as ações de melhoria.Vamos incentivar a participação da sociedade civil como protagonista. É isso o que vamos fazer do projeto Carlos Gomes e do estádio Bruno Daniel. Vamos recuperar o tempo perdido pela cidade, que ficou adormecida nos últimos anos”, afirmou.
A reunião contou ainda com a presença de representantes da Banda Lira, da Orquestra Sinfônica e do Coral de Santo André.
Outros projetos
Ainda segundo Salles, outros setores culturais devem ser contemplados com projetos realizados nos moldes da PPP. Além disso, nos próximos meses a cidade deve promover a primeira Conferência Municipal de Cultura. A busca por uma parceria com o Banco do Brasil para restaurar o Cine-Teatro Carlos Gomes também é uma das prioridades da gestão.
Bruno Daniel
De acordo com o prefeito Carlos Grana, o estádio Bruno Daniel deve sofrer uma intervenção emergencial nos próximos dias, para receber a Série A2 de Futebol, que começa no dia 23 de janeiro. “Vamos realizar uma série de melhorias no estádio e, em paralelo, vamos criar um projeto, também nos moldes de uma PPP, para criar uma arena multiuso no local. Será um projeto de grande impacto. Estamos dialogando com vários grupos interessados”, afirmou.
Veja a lista de monumentos de Santo André:
Allan Kardek (Jardim Bela Vista), Presidente Kennedy (Vila Bastos), Antonio Fláquer (Ipiranguinha), Engenheiro José Marun Atalla (Santa Terezinha), Governador Adhemar de Barros (Santa Terezinha), João Ramalho (Centro), Padre Leonardo Nunes (Centro), Padre Luiz Capra (Centro), Senador Fláquer (Centro), Centenário da Independência do Brasil (Vila Assunção), IV Centenário da Fundação da Vila de Santo André (Parque Jaçatuba), Bombeiros (Vila Guiomar), Imigrante Italiano (Centro), Indústria – Minerva (Centro), Maçonaria (Vila Dora), Marco Zero (Centro), Concreção 0005, Luiz Sacilotto (Centro) e Concreção 0011, Luiz Sacilotto (Vila Assunção).

Especialista ConLicitação

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas