Sai edital de reforma e ampliação do aeroporto

Aeroporto Internacional Pinto Martins
CID BARBOSA - Se o prazo de 60 dias de processo licitatório for cumprido, a ordem de serviço para dar a largada nas obras acontecerá na última semana de março. Porém, o início físico da reforma deve ficar para o mês de abril

A apresentação das propostas será no dia 24 de janeiro. Vencerá a empresa ou o consórcio com o menor preço
Desde que foi anunciado o projeto para reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, no primeiro semestre deste ano, o lançamento do edital de licitação das obras passou por diversos adiamentos, de junho até dezembro. Após muita espera, enfim, a Superintendência da Infraero no Ceará divulgou, ontem, em seu site na internet e no Diário Oficial da União, o edital. O documento prevê que a apresentação das propostas seja feita no próximo dia 24 de janeiro (terça-feira), às 9 horas, na sede da Infraero, localizada no próprio terminal.
Expectativa
Wellington Santos, superintendente do órgão, acredita que o processo licitatório seja concluído no prazo mínimo de 60 dias, cumprindo, portanto, a sua promessa de dar a ordem de serviço para que as obras comecem ainda em março, mesmo que na última semana do mês. No entanto, o início “físico” da reforma deve ficar somente para abril.
Explicação
A demora, conforme Santos, se deu por conta da correção e revisão de mais de 2.400 documentos técnicos incluídos no edital. O principal terminal aeroportuário do Estado saltará, com a ampliação, dos atuais 38.500 m² de área para 117.600 m², em 2014, e 133.800 m², em 2016.
A expectativa é deixá-lo com uma capacidade operacional para movimentar de 7,4 milhões a 11,1 milhões de passageiros por ano. Em 2010, a movimentação chegou a cinco milhões.
O investimento está orçado em R$ 398 milhões, dos quais, quase 75% foram garantidos pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento.
Licitação diferenciada
O processo correrá de acordo com o Regime Diferenciado para Contratações Públicas (RDC), uma nova regulamentação de licitações, que foi aprovada este ano pelo Congresso e é própria para obras referentes à Copa do Mundo e às Olimpíadas. O RDC permite que o processo seja concluído com maior velocidade, já que a proposta com menor orçamento será a primeira a ser analisada e, se aprovada, fará com que não seja necessário analisar as concorrentes, poupando o tempo da Infraero. Será escolhida a empresa ou o consórcio (de até três empresas) que apresentar o menor orçamento para a realização do projeto.
Investimento
398 milhões de reais é a estimativa aproximada da Infraero para o custo da obra de reforma e ampliação do Aeroporto. Primeira fase será concluída em 2014

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas