Rio ganha programa para aumentar transplantes de órgãos.

Objetivo é diminuir o tempo de espera dos pacientes.
Estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional.

Foi lançado nesta segunda-feira (26) um programa para aumentar o número de transplantes de órgãos no estado. O Rio ocupa o oitavo lugar no ranking nacional, o que representa uma espera angustiante para milhares de pacientes.
Atualmente, no estado, quase oito mil pessoas estão na fila à espera de transplantesde fígado, rim, coração e córnea. Mas, no ano passado, menos de 400 pacientes foram operados.
O estado faz, por ano, menos de cinco transplantes por cada milhão de habitantes. Metade da média nacional e bem abaixo de São Paulo. É essa angústia que o governo quer aliviar. O programa estadual prevê medidas para melhorar a posição do Rio no ranking de transplantes e diminuir o tempo de espera dos pacientes.
Com a presença do Governador Sérgio Cabral e do vice-governador Luiz Fernando Pezão, foram anunciados a remuneração extra para equipes envolvidas em transplantes, cursos para cirurgiões, credenciamento de novos hospitais da rede pública e campanhas de publicidade para incentivar doações.
No ano de 2011, deve ser inaugurado em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, um hospital exclusivo para transplantes de órgãos.
Disque-Transplante
Para o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a estimativa é que a obra comece ainda este ano. “Estamos na fase de licitação do projeto executivo, para que essa obra comece ainda esse ano para que tenhamos um centro estadual de transplantes”, disse o secretário.
O governo do estado anunciou ainda a criação do Disque-Transplante (155), que vai funcionar a partir da semana que vem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas