Ribeirão deve aumentar a coleta seletiva do lixo

A Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Planejamento, Infraestrutura e de Obras prevê aumento da coleta seletiva do lixo gerado em Ribeirão Preto este ano. A expectativa é de um aumento de 30% na coleta.

Realizada pela Leão Ambiental desde 2007, a coleta atende 10% dos bairros da cidade e tem contrato até julho deste ano. Após essa data será aberta uma nova licitação que deve exigir além do aumento da quantidade de lixo coletada, criação de ecopontos e programas de conscientização nos bairros – trabalho que atualmente é feito pela prefeitura de Ribeirão Preto.

Para Simone Kandratavicius, diretora da Associação Cultural Ecológica Pau Brasil, essa medida é de extrema importância para diminuir o acúmulo de lixo nos aterros sanitários. Além disso, a coleta seletiva ainda incentiva a reciclagem, gera trabalho e renda e contribui para a diminuição da contaminação do solo e da água. “Seria muito importante que o município fomentasse a formação de novas cooperativas”, diz.

Atualmente, toda a coleta de lixo seletivo de Ribeirão Preto é encaminhada para a Cooperativa de Agentes Ambientais Mãos Dadas. Segundo a encarregada do administrativo da Cooperativa, Célia Regina Furlam da Silva, são cerca de 130 toneladas de lixo por mês, vindos de 27 bairros, que chegam e são separadas, resultando em aproximadamente 90 toneladas de lixo reciclável. Ela explica que o material separado é vendido e o dinheiro da venda é dividido igualmente entre todos os funcionários da cooperativa.

Fonte: Ribeirão Preto Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas