Reforma do Estádio do Maracanã para a Copa 2014 caminha a passos lentos.

BRUNO BOGHOSSIAN – O Estado de S. Paulo

Sem edital de licitação, com prazo cada vez mais curto e data de conclusão mantida para dezembro de 2012, a reforma do Estádio do Maracanã caminha a passos lentos. Não há previsão para o início das obras e o projeto ainda precisa passar por novas alterações para atender a novas exigências.

Até agora, só os trabalhos de sondagem do solo para a instalação de quatro novas rampas foram realizados, consumindo 45 dias e cerca de R$ 100 mil – o equivalente a 0,02% do orçamento de R$ 600 milhões.

Diante da preocupação do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, com os estádios brasileiros, a Secretaria de Esportes do Rio negou que o Estado esteja atrasado na preparação para a Copa. Considerando a etapa de estudo do solo como o início dos trabalhos, o governo sustenta que as obras do Maracanã começaram dentro do prazo, 1 de março – limite originalmente estabelecido pela Fifa.

No entanto, ainda não há data específica para o início do processo de licitação, uma vez que o projeto de reforma ainda está sendo adaptado às reivindicações da Fifa, principalmente em relação ao posicionamento das placas de publicidade e à visibilidade do campo pelos torcedores. O governo espera, agora, que o documento seja lançado “nos próximos dias”.

A licitação do Maracanã está oito meses atrasada em relação à previsão inicial, mas a data de entrega da obra foi mantida. A divulgação do edital foi originalmente anunciada para setembro de 2009, adiada ao menos três vezes, marcada novamente para o dia 16 de abril e suspensa para as alterações exigidas pela Fifa.

Na segunda-feira, o governador Sérgio Cabral participou de uma reunião técnica de acompanhamento dos trabalhos com secretários e com o Comitê Organizador Local. A Secretaria de Esportes informou que o encontro faz parte dos trabalhos de preparação do Estado para a Copa e negou que tenham sido aprovadas novas mudanças no projeto de reforma do estádio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas