Três consórcios e uma empresa apresentaram propostas para a reforma do estádio Castelão. Ainda este mês o Governo do Estado anuncia as empresas habilitadas
18 Mar 2010 – 01h29min
Com a reforma, o Castelão terá capacidade de 66.700 lugares. O estádio está na briga para sediar um dos jogos das semifinais da Copa de 2014(Foto: LIA DE PAULA 4/5/2007)
A disputa pela responsabilidade de tocar a obra do Castelão já está valendo. A Central Licitações do Governo do Estado, órgão ligado à Procuradoria Geral do Estado (PGE), recebeu ontem as propostas de Parceria Público-Privada (PPP) das empresas candidatas para reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do estádio para a Copa do Mundo de 2014, que terá Fortaleza como uma das 12 subsedes.
Três consórcios e uma empresa participaram da primeira etapa: Consórcio Arena Multiuso Castelão, Consórcio Marquise-EIT-CVS, Consórcio Novo Castelão e Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção S/A, respectivamente.
Na próxima etapa da licitação, que ocorrerá ainda em março, serão divulgadas as empresas habilitadas. A partir daí será definido o vencedor. A obra do Castelão prevê também a construção, operação e manutenção do edifício-sede da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) e do edifício de estacionamento de veículos.
Obras em abril
A previsão é que as obras comecem em abril. Das quatro capitais nordestinas que serão subsedes da Copa de 2014, Fortaleza é a única, até agora, com chances de garantir uma semifinal. As outras cidades são Recife, Salvador e Natal. O Castelão terá capacidade para 66.700 pessoas, quando o mínimo exigido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) é de 60 mil.
CONCORRENTES
1> Consórcio Arena Multiuso Castelão (Galvão Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A e BWA Tecnologia de Informação LTDA);
2> Consórcio Marquise-EIT-CVS (Construtora Marquise S/A, EIT Empresa Industrial Técnica S/A e CVS Construtora S/A);
3> Consórcio Novo Castelão (Carioca Christiani Nielsen Engenharia S/A, Somague Engenharia S/A, Construtora Queiroz Galvão S/A e Fujita
Engenharia LTDA);
4> Odebrecht Serviços de Engenharia e Construção S/A.