No primeiro dia útil após a divulgação do edital de licitação para concessão dos serviços de saneamento de Cuiabá à iniciativa privada, 4 empresas pediram ontem na prefeitura municipal o documento que permite eventual participação no processo licitatório.
A expectativa do prefeito Chico Galindo (PTB) é assinar o polêmico contrato de outorga até fevereiro e arrecadar R$ 516 milhões. De acordo com o procurador-geral de Cuiabá, Fernando Biral, as empresas são de Cuiabá e São Paulo, sendo que 2 já pagaram e efetivamente retiraram o documento.
Uma delas é a Centrais Elétricas de Mato Grosso (Cemat), porém, isso se deve mais à busca de informações, já que ela é uma das credoras da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), que tende a ser extinta com a concessão. Os demais nomes não foram revelados.
A expectativa é que de 8 a 10 empresas retirem o edital nos próximos dias, o que pode ser feito ao custo de R$ 1 mil. Qualquer pessoa, no entanto, pode ver uma cópia no site da prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br). O município já agendou para o dia 22 de dezembro a abertura dos envelopes com as propostas que serão apresentadas pelas empresas.