As cidades de Coxim, Bonito, Três Lagoas e Corumbá estão entre as 163 de todo o país que irão participar do projeto “Cidades Digitais” do Ministério das Comunicações.
O projeto consiste na implantação de infra-estruturas de comunicação nos municípios, estruturadas com base em solução wirelles de telecomunicações de dados, como principais características, flexibilidade, simplicidade e mobilidade, proporcionando rapidez na implantação e custo de instalação e manutenção inferior ao das soluções tradicionais.
O projeto cidades digitais propõe um novo modelo de comunicação, ao estabelecer, no primeiro momento, a rede de alcance local, onde as pessoas, empresas e governos possam promover a troca de informações na sua comunidade sem necessitar de utilizar os recursos da rede de alcance mundial (internet). Em um segundo momento, as cidades digitais poderão ser interligadas e o uso da internet será dispensado também em comunicações regionais. Em outro momento, todas as cidades digitais brasileiras poderão ser interligadas.
Nesta fase, haverá uma reversão acelerada no uso da rede de alcance mundial e consequentemente o descongestionamento da internet.
A proposta do projeto é a diminuição à diminuição, ao máximo, da necessidade de uso da rede de alcance mundial com a criação de várias redes de alcance local.
Outra característica relevante do projeto cidades digitais é o estímulo aos pequenos provedores e aos desenvolvedores locais, que poderão explorar essa nova modalidade de comunicação informática, disponibilizando serviços e aplicativos à comunidade em geral, para o máximo aproveitamento da rede de alcance local.
O desenvolvimento deste projeto foi baseado em informações históricas de projetos de cidades digitais implantados ou em fase de implantação em Minas Gerais, nos municípios de Belo Horizonte, Tiradentes e Barbacena. Rio de Janeiro, em Piraí, Rio das Flores e Mangaratiba. São Paulo, em Aparecida e Paraná, em Santa Cecília do Pavão.
No último dia 20, o Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União o aviso de licitação para contratar empresa especializada para implantação das 163 cidades digitais. O pregão presencial, pelo sistema de registro de preços, será no dia 12 de maio, às 10h, no Ministério das Comunicações.
Chico Júnior