Prontos-socorros de Cuiabá e VG serão estadualizados; gestão será por OSS´s

Da Redação

O Governo do Estado decidiu agir para combater o caos nos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Em reunião na tarde desta segunda-feira, ficou decidido que as duas maiores unidades de saúde de Mato Grosso serão estadualizadas.

Porém, a gestão dos hospitais ficarão a cargos de OSS´s (Organizações Sociais de Saúde), semelhante ao modelo adotado no Hospital Metropolitano do Cristo Rei. A medida irá gerar polêmica, uma vez que Justiça Federal já determinou o cancelamento do contrato e proibido o Estado de repassar outras unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para a gestão das OSS.

A decisão, foi tomada reunião entre o governador Silval Barbosa (PMDB), os prefeitos das duas cidades, Chico Galindo (PTB) e Tião da Zaeli (PSD) bem como o secretário estadual de Saúde Pedro Henry (PP), responsável por implantar as OSS em Mato Grosso mesmo diante da resistência de grande parcela dos profissionais da Saúde, e a sociedade civil organzinada.

Ainda não existe dada oficializada para transferência acontecer. Pois a partir de agora serão feitos levantamentos nos dois Prontos-Socorros para dar início ao processos de licitações.

Deputados e secretários presentes na audiência que ocorreu no Palácio Paiaguás, sede do governo, estão otimistas. Acreditam que esta é uma forma de tentar solucionar a crise da Saúde que se arrasta há muito tempo e tem colocado Mato Grosso em destaque negativo no noticiário nacional.

Ainda ficou decidido na reunião, que as dívidas contraídas pelas unidades até o momento ficam sob responsabilidade de cada município. Em Várzea Grande, são cerca de R$ 30 milhões enquanto em Cuiabá, a dívida acumulada até o momento oscila em torno de R$ 16 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas