Projeto prevê melhorias no Cariri.

O projeto Cidades do Ceará/Cariri Central pretende dar um “banho de loja“ no Cariri. Nove cidades devem ser beneficiadas pelo acordo firmado ontem entre o Governo do Estado e o Banco Mundial (Burd)

Rita Célia Faheina
ritacelia@opovo.com.br
05 Fev 2010 – 00h44min

A implantação do Roteiro da Fé, em Juazeiro do Norte, e a requalificação das praças centrais do Crato serão as primeiras obras do projeto Cidades do Ceará/Cariri Central que começa a ser desenvolvido no Sul do Estado. O chamado Roteiro da Fé vai permitir o melhor deslocamento dos romeiros que visitam Juazeiro do Norte pelas igrejas e a casa onde viveu o padre Cícero. Já no Crato, as praças centrais, que são pontos turísticos, vão passar por reformas paisagística e de infraestrutura. Outras ações para os nove municípios da Região Metropolitana do Cariri estão incluídas no projeto que terá recursos de R$ 92 milhões do Banco Mundial (Bird).

Para a assinatura do financiamento estiveram, ontem, em Juazeiro do Norte, o governador Cid Gomes, o secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo e o representante do Bird, Samel Wahba. “O projeto -Cidades do Ceará- busca o desenvolvimento econômico das regiões. No Cariri , os dois principais focos serão o turismo religioso e o setor de calçados já que a região é o quarto polo produtor“, disse Joaquim Cartaxo. O Estado entrará com uma contrapartida equivalente a R$ 40 milhões e o prazo para a implantação de todo o projeto é de cinco anos.

O “Roteiro da Fé“ será realizado de forma a interligar as igrejas e a casa do padre Cícero. De lá, retornando à Basílica. “Será um grande calçadão em forma de rosário“, define o secretário municipal de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos.

O projeto prevê ainda a construção do Aterro Consorciado do Cariri; a construção da Avenida de Contorno, em Juazeiro do Norte; a Requalificação Urbana e Ambiental do Bairro do Seminário, a restauração do antigo Engenho Tupinambá para implantação de Museu, em Barbalha., a construção do Centro Multiuso, em Juazeiro do Norte, onde ficará o Centro de Inovação Tecnológica para o setor de calçados e a requalificação da área central no município de Farias Brito. A equipe do Banco Mundial encerra hoje a visita ao Cariri.

E-MAIS

> Oito técnicos do Banco Mundial estão no Cariri desde a última sexta-feira, visitando os locais onde serão desenvolvidos os projetos, participando de reuniões com técnicos locais e representantes da sociedade civil.

> Nove municípios que fazem parte da Região Metropolitana do Cariri será beneficiados com o Projeto Cidades do Ceará. Algumas melhorias começam ainda este ano.

CONHEÇA O PROJETO

Aterro sanitário consorciado – Ficará em área de Juazeiro do Norte e atenderá ainda Crato, Barbalha, Milagres, Farias Brito, Santana do Cariri, Missão Velha, Caririaçu e Jardim.

Requalificação de praças do Crato – As obras serão licitadas no próximo mês.
Infraestrutura para o Geopark Araripe – A primeira etapa será no contorno, entre os municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.

Requalificação do bairro do Seminário – A encosta do seminário sofre com um grave problema de erosão. A ideia do projeto é promover a recuperação ambiental da área, por meio de ações de drenagem, recuperação do solo e reflorestamento.

Roteiro da Fé – Melhoria da infraestrutura de ícones religiosos de Juazeiro do Norte. Obra será licitada no próximo mês de março.

Requalificação do Centro do Crato e Farias Brito – A licitação das obras está prevista para o próximo mês de março.

Restauro do Engenho Tupinambá – Instalações do Engenho Tupinambá, em Barbalha, serão transformadas em museu.

Complementação do Centro Multiuso – Já foi retomada da construção do praça onde ficarão os vendedores ambulantes, e no mesmo local, fica o Centro de Apoio aos Romeiros.

Construção da Avenida do Contorno em Juazeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas