Projeto o novo aeroporto de Ilhéus (BA) avança.

O Governador da Bahia, Jaques Wagner, e o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, reuniram-se para falar sobre o novo aeroporto de Ilhéus. A intenção do Governador é que as obras do porto, da ferrovia e do aeroporto estejam caminhando para uma futura integração dos modais. “Será um aeroporto estratégico”, disse Jaques Wagner, na presença da Secretária de Estado da Casa Civil, Eva Maria Cella Dal Chiavon.

A Infraero e o governo da Bahia firmaram, em agosto, Acordo de Cooperação para a construção do novo aeroporto. Murilo explicou que já está sendo finalizado o estudo preliminar do Plano Diretor do aeroporto e, até meados de outubro, a Infraero vai apresentar requerimento ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), órgão ambiental da Bahia, visando a Licença Prévia ambiental (LP) do novo aeroporto.

O cronograma de trabalho prevê ações que começaram em agosto e deverão se estender até julho de 2012, quando deverão ser concluídos os projetos de arquitetura e engenharia da primeira fase do novo aeroporto, que estará situado dentro da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada. Só o processo de licenciamento ambiental tem previsão de durar quase dois anos, mas este prazo poderá ser encurtado. Após a conclusão de todos os processos que antecedem à licitação das obras do novo aeroporto, a Infraero assumirá a responsabilidade pela construção do aeroporto. Ao governo baiano caberá a implantação de infraestrutura básica até os limites do sítio aeroportuário.

O Acordo de Cooperação tem validade de três anos e prevê o desembolso de R$ 6,5 milhões por parte da Infraero e de R$ 7,2 milhões pelo Governo da Bahia, apenas para a formatação do projeto e estudos preliminares. O custo da obra, as dimensões e os prazos para conclusão do novo aeroporto só poderão ser definidos após a conclusão desta etapa. Após a conclusão do novo aeroporto, que deverá ocorrer entre 2014 e 2016, as atuais instalações serão desativadas pela Infraero e a área do atual aeroporto será incorporada à cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Pesquise as licitações no seu segmento agora

    Preencha seus dados para concluir a pesquisa

    Confira quantas oportunidades de venda existem no momento.
    Digite nome, e-mail e telefone para ver os resultados.





    Oportunidades de negócio esperando por você

    Aproveite o nosso período de teste gratuito e tenha sucesso no mercado de licitações.

    Licitações e dispensas